ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes de jornalismo vencem premiação do TJSE

As produções vencedoras do 2º Prêmio TJSE de jornalismo na categoria ‘acadêmico’ foram as séries ‘Proteção à Infância’ e ‘Direito de Expressar’.

às 17h00
Compartilhe:

Estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Tiradentes (Unit) foram premiados na 2ª edição do Prêmio TJSE de Jornalismo. As produções vencedoras na categoria ‘acadêmico’ foram as séries de reportagens para televisão ‘Proteção à Infância’ (2º lugar) e ‘O Direito de Expressar’ (3º lugar), ambas exibidas no telejornal laboratório Unit Notícias. O tema da premiação deste ano foi ‘Direito do Cidadão e a Cidadania’.

Para um dos autores da série de reportagens ‘Direito de Expressar’, Álvaro Ruan Fonseca de Oliveira Dias, receber o prêmio é marcante. “Vejo nosso esforço prestigiado. Dá aquela sensação que vale a pena se esforçar e lutar pelo que acreditamos, a gente chega a se sentir até pertencente ao que faz”, diz.

“A construção da reportagem foi tranquila, seguimos um cronograma de criação, passando por todos os estágios e sempre trabalhando em grupo, com alguns percalços durante a trajetória, mas com o auxílio da professora Juliana, sempre conseguimos superar as dificuldades e muito esforço também”, acrescenta Ruan.

Ele conta que a escolha do tema surgiu da necessidade de falar sobre o direito de imprensa. “Ao observar o momento que vivemos, a redução ou intimidação até mesmo a deturpação do direito de imprensa, confundindo ele com o direito de expressão, acreditamos que era o melhor momento para mostrar para as pessoas a diferença dos dois temas e como eles afetam diretamente nossas vidas e como ele é essencial para manter nossas liberdades cotidianas”,

Segundo a professora doutora Juliana Almeida, orientadora dos projetos e docente da Unit por sete anos, os trabalhos são fruto da disciplina ‘laboratório em televisão’ e foram produzidos visando concorrer ao prêmio, já consolidado na área. “Foi muito bom porque os estudantes aprofundaram questões sociais importantíssimas. Mesmo dentro de uma disciplina laboratorial é uma experiência do jornalismo social, um jornalismo mais humanizado”, explica.

As reportagens foram veiculadas em canal aberto (TV Atalaia), no telejornal laboratório do curso, Unit Notícias. “Essa questão da visibilidade é essencial para apresentar um conteúdo de qualidade. Então, foi uma experiência muito interessante e é uma felicidade enorme poder ver que esses alunos foram premiados em seu início de carreira. Isso dá destaque ao trabalho deles e principalmente incrementa o currículo. Além disso, mostra a qualidade de ensino que a Unit proporciona”, conclui a orientadora.

Série ‘Proteção à infância’

Autores: Fernanda Santiago do Carmo Souza, Bruna Rodrigues Moura, Bruna Silva de Melo, Isabella dos Santos, Janiny de Jesus Braz e Luana Maria Santos Souza.

Série ‘Direito de expressar’

Autores: Álvaro Ruan Fonseca de Oliveira Dias, Antônio Carlos Cardoso da Silva, Laís Beuther Borges e Raio de Luar Marques da Silva.

 

Leia também: Egressa de Jornalismo da Unit faz sucesso no mundo da moda

Compartilhe: