Uma das principais dúvidas acerca do Ensino a Distância (EAD) é a validade do diploma, já que é ele que vai abrir as portas do mercado para a carreira decolar. Antes de esclarecer as dúvidas relacionadas ao assunto, vale destacar que a educação a distância não para de crescer.
O censo de 2021 registrou mais de 3,7 milhões de matriculados em cursos EAD. O número representa 41,4% do total. Na série histórica destacada pela pesquisa (2011 a 2021), o percentual de matriculados em EAD aumentou 274,3%. Além disso, mais de 30% dos alunos da rede privada já estudam a distância.
Esse crescimento é reflexo das vantagens que a modalidade oferece, sendo elas: flexibilidade, custo benefício, autonomia do aluno, diminuição das barreiras geográficas, estudar quando e onde quiser, adaptar as aulas com a rotina adaptar as aulas com a sua rotina e ainda não precisar se deslocar diariamente para a faculdade, entre outras.
Além desses fatores, os alunos formados nesse formato desenvolvem habilidades que alunos do presenciais não possuem. A professora tutora do polo EAD da Universidade Tiradentes (Unit) em Caruaru-PE, Dilza Mélo, conta quais são.
“É uma oportunidade excelente para o desenvolvimento de soft skills muito requeridas para o profissional do momento e do futuro. O ensino a distância proporciona ao discente a autogestão, disciplina, criatividade, foco e autonomia o que de certa forma o diferencia do aluno que opta pela formação presencial, ele também pode desenvolver essas habilidades. Além disso, estudar sozinho oferece liberdade e gera Autonomia”, afirma.
Diploma
Uma das maiores preocupações de quem pensa em ingressar em um curso a distância é o diploma EAD. A boa notícia é que ele é idêntico ao diploma da graduação presencial. Ou seja, ambos são certificados pelo Ministério da Educação (MEC) e têm o mesmo peso no mercado de trabalho. Além de não mencionar se o aluno fez um curso presencial ou online.
Para uma instituição de ensino funcionar e disponibilizar o diploma para seus alunos, ela precisa obter autorização e certificação do MEC. São vários processos envolvidos, mas, no geral, existem avaliações aplicadas para classificar a qualidade de ensino de uma universidade.
O papel do MEC nesse processo é certificar as instituições de ensino, que requerem o envio de diversos documentos e o cumprimento de requisitos. Após a certificação, as instituições de ensino podem solicitar autorização para abrir vagas. Nesse momento, serão avaliados o plano de ensino do curso e a infraestrutura da instituição.
É fundamental entender como funciona o reconhecimento do MEC, quais são os critérios utilizados e descobrir se a instituição escolhida atende às exigências. Isso porque, são as mesmas regras para avaliar todas as Instituições e o que disponibilizam, seja presencial ou a distância. Veja:
- CPC: O Conceito Preliminar do Curso avalia a comunidade acadêmica e toda a estrutura disponibilizada para os alunos. Além disso, também considera a média do ENADE.
- CC: Aqui, o Conceito do Curso é uma avaliação presencial, ou seja, uma equipe do MEC destina-se a instituição de ensino para avaliar a parte pedagógica e docente dentro dos requisitos.
- Enade: O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes tem como caráter avaliativo para o primeiro e último ano do curso. No entanto, o Enade é realizado eventualmente, a cada ano, para avaliar o nível de conhecimento.
A Unit, por exemplo, atende a todos os requisitos necessários e prepara os alunos para o mercado de maneira profissional, além de possuir estrutura qualificada nos seus mais de vinte polos implantados na região Nordeste. “A Unit possui conteúdo atualizado, tem respaldo do MEC e professores qualificados capazes de transferir conteúdo de valor para os alunos”, pontua a professora tutora.
Agora que já foram esclarecidas as dúvidas relacionadas ao diploma, que tal dar mais um passo e conhecer os cursos disponíveis nessa modalidade?
Acesse o site da Unit e confira todas as formações que são ofertadas na universidade. Há cursos em todas as áreas de conhecimento, entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos, para você escolher o que mais se enquadra ao seu perfil.
Leia também: 4 dicas de como manter os alunos do EAD motivados