ESTUDE NA UNIT
MENU

Dicas poderosas para um bom desempenho em cursos a distância

Quem opta por estudar pelo EAD consegue aproveitar muitas vantagens que o ensino oferece. Porém, é importante estar atento em algumas questões; professora tutora explica

às 13h33
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

A tendência do Ensino a Distância (EAD) tem se consolidado cada vez mais entre os estudantes que já trabalham e não possuem tempo suficiente para ficarem se deslocando até um campus universitário. Quem escolhe essa modalidade consegue aproveitar muitas vantagens, como maior flexibilidade de tempo, autonomia e comodidade.

Entretanto, existem outras questões que precisam de maior atenção. Estudar em casa, naturalmente, há mais distrações e o ambiente familiar e aconchegante pode se tornar uma verdadeira armadilha para a organização nos estudos. Pensando nisso, a professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Mirilene Rodrigues oferece cinco dicas para aqueles que buscam ter um ótimo desempenho na modalidade a distância, confira:

  • Definir um cronograma, com conteúdos e horários de estudos na rotina

Segundo Mirilene a organização é fundamental. “Estruturar formas que se adaptem melhor para lembrar das tarefas diárias e das atribuições educacionais é muito importante. Fazendo com que os estudos e produções não se acumulem nem fiquem para última hora, podendo assim aproveitar melhor o processo de ensino aprendizagem”, destaca.

  • Acessar, interagir e contar com suporte do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Uma excelente maneira, é aproveitar ao máximo o que a plataforma da instituição oferece. “Todos os materiais, conteúdos, livros, artigos, videoaulas, fóruns, chats, murais de recados, enfim as atividades gerais disponibilizadas no AVA são pensadas e planejadas para que o aluno obtenha e aprofunde seus conhecimentos. Lá é a “universidade” do aluno no EAD, e adentrar em seus espaços é a melhor forma de se fazer presente. Debater assuntos com os colegas, tirar dúvidas com os professores são muito válidos”, pontua Mirilene.

  • Fazer anotações durante o processo de estudo

Quando o assunto é anotado, dificilmente o aluno irá esquecer. “O hábito de anotar tudo o que considerar importante e as ideias chaves para determinado assunto, ajuda a interpretar de forma pessoal o conhecimento, além de auxiliar a memorizar e facilitar os estudos, sintetizando o que entendeu. Criando assim “gatilhos” que, por sua vez são importantes para realizar associações. Bem como anotar as dúvidas do que não entendeu para esclarecer em momento posterior”, elenca.

  • Usar a tecnologia em benefício próprio.

A tecnologia pode ser uma ótima aliada devido às inúmeras ferramentas disponíveis. “Não se prenda aos materiais ofertados, consulte materiais complementares. Pesquise ou pergunte ao seu professor onde encontrar outros materiais de estudo, como livros, apostilas, podcasts, vídeos, enfim, pois podem auxiliar bastante no entendimento do assunto, enriquecer o aprendizado e expandir a capacidade crítica e reflexiva. Lembrando sempre referenciar tais pesquisas e assuntos nas produções realizadas”, diz a professora tutora.

  • Não se subestimar

E, por fim, seja referente à modalidade, ao curso, aos professores, ou ao próprio aluno. Mirilene ressalta a importância de confiar no próprio potencial e se dedicar a obter conhecimentos para se preparar e se tornar um profissional capacitado. 

“Não faça trabalhos de qualquer jeito, sem respeitar as orientações, linguagem, estrutura, com plágios, ou fora de prazos, visto que vai culminar no prejuízo das notas e consequente reprovação, mas o pior dano é na formação.  Estudar a distância exige tanto comprometimento quanto assiduidade às aulas presenciais, se por um lado não é preciso ir todos os dias para o campus, de outro a disciplina em casa deve ser redobrada para conferir todo material, cumprir os prazos e de fato aprender, que é o importante”, finaliza a professora tutora, Mirilene Rodrigues.

Leia também: Diploma EAD e presencial: Existe diferença? Entenda

Compartilhe: