ESTUDE NA UNIT
MENU

Cursos de até dois anos? Com o EAD é possível

Os cursos tecnólogos são excelentes opções para quem deseja ingressar no mercado de trabalho em menos tempo; confira as opções.

às 15h17
Coordenador da área de Humanas e Sociais aplicadas da Unit, Cláudio Praxedes
Coordenador da área de Humanas e Sociais aplicadas da Unit, Cláudio Praxedes
Compartilhe:

Ter um diploma de ensino superior abre portas para quem deseja ingressar no mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo. Pela flexibilidade, autonomia e custo benefício muitos optam pela Educação a Distância (EAD) para conquistar o tão sonhado diploma. Entretanto, é possível conquistá-lo em menos tempo também pelo EAD. Mas, como?

Por meio dos cursos superiores de grau tecnólogo. Seu alto nível de aceitação em empresas fez com que, nos últimos anos, a procura por esse tipo de formação aumentasse a cada dia e, assim, a oferta também. O foco dessa graduação é a prática e, ao contrário dos cursos de grau bacharelado, que oferecem uma formação mais ampla e generalista, capacita o aluno para exercer funções específicas.

Segundo o coordenador da área de Humanas e Sociais aplicadas da Universidade Tiradentes (Unit), Cláudio Praxedes, são inúmeras as vantagens oferecidas por esses cursos. “Por formar profissionais aptos ao mercado com conhecimentos específicos dentro da área de atuação deseja, o aluno terá uma formação mais rápida o que lhe proporcionará ganho de tempo para atuação. Além disso, como é um tecnólogo, sua formação é bem específica e concentrada na área desejada”, explica.

Ou seja, uma das diferenças entre os cursos de bacharelado e tecnólogos está no foco dado durante a formação. Por exemplo, enquanto o bacharelado possui em sua grade disciplinas teóricas, o curso tecnólogo possui disciplinas mais práticas, que visam dotar o aluno dos conhecimentos práticos que serão requeridos no mundo profissional. Por conta disso, a duração é de, em média, dois anos.

Cursos tecnólogos da Unit

Os cursos tecnólogos da Universidade Tiradentes podem ser cursados tanto na modalidade EAD como na presencial. Cabe ao aluno colocar os prós e contras na balança e identificar qual das duas modalidades se encaixa melhor na rotina.

O curso EAD permite que o aluno tenha maior flexibilidade de horários e menos gastos, já que além da mensalidade mais barata, não terá gastos com alimentação e transporte. Já no curso presencial, a vantagem é que terá interação com os professores e alunos, pois estará em contato com eles todos os dias para trocas de experiências e resolução de dúvidas. Embora o EAD também permita essa interação por meio dos fóruns de discussão.

“Temos cursos na área de negócios como Recursos Humanos, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão em Marketing, Trade de Investimentos, bem como na área de humanas, como Escrita Criativa, Design Educacional ou ainda na área de informática, como Análise e desenvolvimento de Sistemas. Há várias opções que ofertamos, que tem a duração de 4 a 5 semestres”, destaca Cláudio.

O coordenador ressalta que não há curso mais ou menos indicado para quem deseja iniciar um curso tecnólogo, mas é importante estar atento em algumas questões antes de escolhê-lo. “É necessário observar a demanda de sua região e qual o que mais se adequa ao seu perfil. Assim, procure conhecer cada um, veja em nosso portfólio a descrição de cada. É sempre bom compreender qual o seu perfil e aquele que mais se adeque à você. Leia bastante e procure as coordenações para tirar as dúvidas que tiverem”, finaliza.

Leia também: Dicas poderosas para um bom desempenho em cursos a distância

Compartilhe: