ESTUDE NA UNIT
MENU

Professor da Unit recebe certificação de Harvard University 

O coordenador do Unit Idiomas, professor e PhD Artur Campos, recebeu a certificação intitulada “Introduction to Digital Humanities” 

às 16h45
Professor e PhD, Artur Campos
Professor e PhD, Artur Campos
Certificado
Compartilhe:

O coordenador do Unit Idiomas, professor e PhD Artur Campos, recebeu a certificação da Harvard University por realizar o curso online intitulado “Introduction to Digital Humanities” que traz uma perspectiva sobre como trabalhar com ferramentas digitais, métodos de análise e visualização de dados disponibilizados por estas ferramentas. O curso foi disponibilizado na plataforma edX que contempla os cursos online de Harvard, MIT, Berkeley, entre outras grandes universidades internacionais. 

De acordo com Artur, o curso teve a duração de sete semanas e abordou como as fontes primárias de informação são digitalizadas e disponibilizadas online com mais frequência do que nunca. “O curso trouxe uma perspectiva de como podemos usar essas fontes para fazer novas perguntas. Como posso criar uma visualização com a qual meus alunos possam interagir. Esses temas podem ser explorados usando uma ampla variedade de ferramentas, métodos e fontes digitais’, diz.

Assim como museus, bibliotecas, arquivos e outras instituições digitalizaram coleções e artefatos, novas ferramentas e padrões foram desenvolvidos para transformar esses materiais em dados legíveis por máquina. “O Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) e a Iniciativa de Codificação de Texto (TEI), por exemplo, permitiram que pesquisadores das ciências humanas processassem grandes quantidades de dados textuais. No entanto, esses avanços não se limitam apenas ao texto. Som, imagens e vídeo têm sido objeto dessas novas formas de pesquisa”, explica.

Para Artur, essa certificação tem grande importância pois reafirma a excelência profissional no trabalho que vem desempenhando na Unit. “Como assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Professor dos cursos de graduação na área de Tecnologia da Informação (TI) e Coordenador do Unit Idiomas, o curso me permitiu entender melhor os inúmeros bancos de dados digitais que operamos no nosso cotidiano aqui na Universidade, e também como atender melhor nossos alunos quando em contato com tanta informação digital disponibilizada hoje. Vale ressaltar que concluí o curso com a nota 99 dos 100 possíveis”, destaca.

O professor afirma que essa certificação impacta positivamente os alunos da Unit, porque é por meio de profissionais capacitados que é possível entregar qualidade no ensino. “Cada vez mais nossos alunos estão imersos em bancos de dados digitais e informação disponibilizada na Internet. Saber interpretar essa informação digital, codificar, selecionar é hoje tarefa de todo aluno universitário. O conhecimento destas novas técnicas e procedimentos vai ajudá-los a se enquadrar melhor nessa nova realidade informatizada que vivemos e certamente conseguir uma vaga mais interessante no mercado de trabalho atual tão competitivo”, conclui. 

 

Leia mais: Professor recebe Menção Honrosa do CRN5

Compartilhe: