ESTUDE NA UNIT
MENU

Formas de conseguir o primeiro emprego em plataformas digitais

O Unit Carreiras oferece todo suporte para que o aluno elabore um currículo atrativo e com mais chances de se destacar no mercado de trabalho

às 14h30
Teletrabalho, home office ou trabalho remoto.
Teletrabalho, home office ou trabalho remoto.
Compartilhe:

É fato que a tecnologia facilitou inúmeras áreas da vida. Com a internet é possível concluir o ensino superior por meio da modalidade de Educação a Distância (EAD), encontrar sites de empregos para conquistar a tão desejada vaga, mudar de área ou até mesmo ingressar no mercado de trabalho.

Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, em julho de 2022 o Brasil registrou 220 mil postos com carteira assinada. Cerca de 1,5 milhão de vagas foram criadas até o mês citado, desde o início do ano. Parte das contratações puderam ser realizadas pelos sites de emprego que oferecem essas oportunidades. 

No Brasil existem muitos sites de emprego que ofertam vagas em diversas áreas e, até mesmo, em áreas mais específicas. Na seleção, estão plataformas populares, que contam com bastante usuários e empresas buscando candidatos. De acordo com a gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado, o Linkedin é uma das principais plataformas.

“Acredito que mandar currículo para empresas seja um caminho mais difícil. O ideal seria enviar e se cadastrar em algumas consultorias de emprego. Aqui em Sergipe nós temos grandes empresas e consultoria que dá para enviar, a exemplo da Robert Half, além dos sites de cadastro como Vagas.com”, destaca. 

Por contar com milhões de usuários, o Linkedin é a maior rede social profissional que existe. Nela é possível fazer conexões e interações que vão fortalecer a imagem para o mercado de trabalho, sendo uma das mais utilizadas também pelo público que se forma a distância.

Janaína ainda pontua que para o mercado de trabalho não existe diferença para quem se formou presencial ou a distância, o que importa é se o candidato possui um currículo interessante e habilidades que possam agregar no time.  

“O mercado vem reduzindo esse conceito formado que o aluno do EAD é diferente do presencial, já que ele contrata competências e habilidades do profissional. Portanto, o aluno não precisa colocar no currículo se ele se formou a distância, isso é opcional. Basta colocar o curso, a universidade e a data de conclusão do curso”, explica. 

Melhores sites para enviar o currículo

Além do Linkedin e Vagas. com mencionados pela gerente do Unit Carreiras, existem outros sites que podem ser ótimas opções para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, confira: 

Catho  Esse marketplace de tecnologia conecta as empresas aos candidatos desde 1977. Mas foi a partir de 2000, que a plataforma começou a atuar no site de emprego, de forma totalmente online. Ela também pode ser usada gratuitamente, como por assinatura de planos que oferecem alguns benefícios que facilitam o acesso e contato, entre empresas e candidatos. 

Gupy  É uma startup focada nos processos de seleção e recrutamento de empresas. A plataforma possibilita ferramentas para uma triagem mais fácil e rápida, com candidatos que conversam com a vaga.

Infojobs O infojobs oferece oportunidades profissionais desde 2017, a partir de ferramentas avançadas para gestão e facilitação do processo seletivo das empresas. Os candidatos podem se cadastrar gratuitamente, mas podem assinar um plano.

Empregos.com.br O site atua desde 1998, para promover o encontro do candidato com a vaga desejada e ideal para a carreira. A plataforma conta com mais de 4,1 milhões de currículos cadastrados, para 170 mil empresas, com 120 mil vagas disponíveis.

Indeed  Essa plataforma é utilizada como um agregador de vagas e busca oportunidades para o perfil solicitado em outros sites ao mesmo tempo. Ele também é gratuito para os candidatos.

Unit Carreiras

O Unit Carreiras é um espaço dedicado aos alunos da graduação, pós-graduação e egressos da Universidade Tiradentes (Unit) com foco na capacitação profissional, no gerenciamento e divulgação de oportunidades profissionais e de estágios, na orientação individual ao plano de carreira e na interação social por meio das redes sociais. Por meio dele é possível receber todo o suporte desde a construção do currículo até encontrar o primeiro emprego.

“O aluno pode solicitar o serviço através do e-mail ou acessar o site. Lá o aluno terá acesso ao modelo de currículo. Nós podemos encaminhar e dar uma olhada nesse modelo. Temos também uma oficina de processo seletivo para preparar o aluno para mandar esse currículo e participar de uma entrevista de emprego”, ressaltou Janaína.

Leia também: Conheça alguns sites de cursos online para horas complementares

Compartilhe: