ESTUDE NA UNIT
MENU

Egressa de Gastronomia atua como sommèliere de cervejas

A sommèliere, Ana Cristina Franco, fala sobre a sua trajetória que iniciou na Universidade Tiradentes (Unit), e hoje atua como gestora da Casa da Mãe Joana

às 21h05
Sommèliere de cervejas da Casa da Mãe Joana, Ana Cristina Franco
Sommèliere de cervejas da Casa da Mãe Joana, Ana Cristina Franco
Casa da Mãe Joana
Casa da Mãe Joana
Sommèliere de cervejas da Casa da Mãe Joana, Ana Cristina Franco
Compartilhe:

Sommelier é uma palavra que tem origem na França e remete a uma profissão lá do passado. Antigamente este profissional era responsável por cuidar da carga de vinhos para os reinos, também provavam as bebidas antes dos reis para mostrar que ela não estava envenenada, assim como para mostrar que era bebida de boa qualidade.

Hoje, o sommelier é um profissional bastante requisitado para cuidar da carta de bebidas de restaurantes, bares, importadoras e lojas especializadas, sejam essas bebidas vinhos, uísques e até mesmo cervejas. A egressa do curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes (Unit) e sommèliere de cervejas da Casa da Mãe Joana, Ana Cristina Franco, conta como é a sua experiência profissional nessa área. 

Ana concluiu a graduação em 2018, desde então tem atuado como sommelier. “Minha experiência como estudante de Gastronomia foi incrível porque eu consegui vivenciar a teoria e a prática de uma maneira muito coesa, o que acredito que é oferecido em poucos cursos, além disso pude ter a convivência com os mais variados profissionais, de diferentes áreas”, comenta.

A egressa conta que decidiu estudar Gastronomia na Unit porque era o seu objetivo trabalhar com vinhos. “Na Unit, através de palestras, cursos, e da experiência dos próprios professores, percebi que o mercado de cervejas especiais estava em expansão e decidi estudar mais sobre essa temática. Além disso, a formação na Unit me fez perceber a relevância do ‘serviço’ dentro da experiência gastronômica. Na realidade brasileira temos muitos produtos gastronômicos de destaque, mas em muitos dos casos o serviço e a experiência não acompanham a qualidade do produto “, destaca.

Ser um bom sommelier requer estudo e investimento para conhecer, estudar e provar das bebidas e vinhos que vai servir. Ela conta que a ideia de ser sommelier de cerveja inicialmente foi a busca do conhecimento diferenciado em relação ao produto e ao mercado. 

“Percebi que as cervejas especiais representam um mundo complexo e cheio de oportunidades, que podem trazer experiências únicas para os consumidores. Minha ideia principal como sommelier foi trazer produtos novos para o paladar das pessoas, e através do meu conhecimento poder mostrar o diferencial desses produtos. Além disso, valorizar a cerveja como bebida, e mostrar como ela pode estar presente em diversos momentos, em como ela é complexa, e falar sobre a questão de harmonização, e em como existem diversos produtos, que podem casar bem com qualquer evento ou prato gastronômico”, afirma.

Logo que se formou, Ana colocou seus conhecimentos em prática como gestora da Casa da Mãe Joana, o que para ela foi um desafio muito gratificante. “Minha atuação era diversa, atuava como sommelier, trazendo produtos diferenciados para a casa, promovia diversos eventos, desde a degustação de cervejas, harmonização, e também eventos com a discussão de temáticas que provocam interesse, tais como astronomia, sexualidade e alimentação. Na casa também promovia eventos para a brassagem (produção) de cerveja”, relembra.

A Casa da Mãe Joana esteve sediada em dois locais diferentes. Inicialmente inaugurada na Vila Manoel, no Bairro São José, mudou-se para o Bairro Garcia, onde hoje fica o Circus Food Park. O ponto fixo foi fechado em março de 2020, no início da pandemia.

Hoje, Ana atua em eventos como sommèliere. Para ela, esse mercado tende a crescer devido a alta demanda dos consumidores. “Acredito que o mercado gastronômico em Sergipe está se renovando, e que o público busca cada vez mais coisas novas. Acho que hoje temos espaços e eventos que não perdem em nada para grandes capitais, e a tendência é que novas formas de se fazer gastronomia estejam cada vez mais presentes, e precisamos de profissionais sérios para atender esse mercado em crescimento”, conclui.

 

Leia mais: Culinária afetiva é a nova tendência no mercado de gastronomia

Compartilhe: