ESTUDE NA UNIT
MENU

Mobilidade Acadêmica é um dos eixos da internacionalização

A internacionalização é o movimento de instituições para ampliar e/ou consolidar a interculturalidade e diálogos com outras culturas.

às 11h47
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

A internacionalização é um processo de ampliação da atuação e do alcance de instituições e empresas para a esfera internacional. Na Universidade Tiradentes (Unit) esse movimento acontece por meio da consolidação de parcerias internacionais, promoção de programas e projetos internacionais entre a comunidade acadêmica, e incentivo da cultura internacional na empresa.

De acordo com a assessora de Relações Internacionais da Unit, Julia Gubert, a instituição possui esse foco para promover a melhor formação possível aos estudantes. “A mobilidade acadêmica internacional é um dos eixos do processo de internacionalização de uma instituição de ensino superior, objetivando a vivência de outras experiências acadêmicas e de integração aos diversos contextos e cenários internacionais, para aquisição de novos conhecimentos, competências e habilidades pertinentes a cada área de formação, no exercício pleno do protagonismo estudantil global”, diz.

“Os benefícios de participar de uma Mobilidade Acadêmica são inúmeros. Por se tratar de uma oportunidade de aperfeiçoamento acadêmico pode gerar um diferencial de aprendizado e de conhecimentos que impulsionam os estudantes a compreender uma série de perspectivas culturais e acadêmicas distintas, levando a uma maior compreensão de desafios globais”, acrescenta Júlia.

Entre outros benefícios da mobilidade acadêmica também estão o desenvolvimento da criatividade, interculturalidade, socialização e diálogos com outras culturas.

ProMai

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMai) é um dos principais programas disponíveis para os graduandos, com vagas para a maioria dos cursos. São cerca de 40 instituições internacionais parceiras, em 13 países.

“Os estudantes interessados precisam ler o edital e se inscreverem no formulário online. Após isso, serão selecionados e nomeados para as instituições de destino. Quando forem aceitos, poderão começar os preparativos para a viagem, com o objetivo de passar um semestre cursando o seu curso de graduação em uma das nossas IES parceiras no exterior”, esclarece a assessora.

“Além disso, há também a oportunidade de aprender ou aprimorar um segundo idioma, bem como estabelecer relações com docentes e discentes de diferentes partes do mundo”, conclui.

São requisitos obrigatórios, que o discente tenha 18 anos ou mais, esteja regularmente matriculado na Unit e adimplente, tenha média ponderada igual ou superior a sete e estar com o esquema vacinal contra covid19 completo (atualmente, quatro doses).

Inscrições

As inscrições para o ProMai da Unit serão abertas na próxima segunda-feira, 6. Para conferir o edital e demais informações sobre o programa, esclarecer dúvidas e baixar o formulário para o teste de nivelamento, acesse o site.

Compartilhe: