ESTUDE NA UNIT
MENU

Ligas acadêmicas promovem aperfeiçoamento do universitário

Uma das ligas da Unit, vinculada ao curso de Fisioterapia, é a Liga Acadêmica de Fisioterapia Oncológica (LAFIO).

às 12h29
Acervo LAFIO
Acervo LAFIO
Acervo LAFIO
Acervo LAFIO
Acervo LAFIO
Acervo LAFIO
Acervo LAFIO
Acervo LAFIO
Compartilhe:

As ligas acadêmicas são uma ferramenta de ensino extra curricular que integra um grupo em torno do estudo sobre um tema específico. Por meio delas, o estudante desenvolve senso crítico, raciocínio lógico e o aprofundamento teórico-prático dos assuntos estudados em sala de aula. Elas promovem atividades em quatro frentes: ensino, pesquisa, extensão e laboratorial.

De acordo com o coordenador de extensão da Universidade Tiradentes (Unit), Geraldo Calasans, as ligas são importantes organizações formadas por universitários, vinculadas aos cursos de graduação. “As ligas acadêmicas promovem várias atividades de extensão que oferecem certificados para os estudantes, então, é muito importante para o desenvolvimento de habilidades através de projetos orientados por professores”, explica.

Uma das ligas da Unit, vinculada ao curso de Fisioterapia é a Liga Acadêmica de Fisioterapia Oncológica (LAFIO). Fundada em 2021 por um grupo de amigos durante a pandemia de Covid-19, a LAFIO conta com a orientação da profissional da área, a professora mestre em oncologia, Maria Jane Aquino. 

“Como principais atividades, nós fazemos reuniões fechadas e aulas abertas, promovemos debates sobre artigos científicos, abordamos temas específicos, trazemos aulas práticas de atuação do fisioterapeuta; realizamos simpósios multidisciplinares, convidando profissionais de profissões que são igualmente importantes no tratamento do paciente oncológico, como psicólogos, médicos e nutricionistas”, diz.

Segundo a orientadora, a liga tem um papel fundamental no desenvolvimento do conhecimento do estudante. “O câncer é uma das doenças que mais afeta a população brasileira. Então, para aprimorar o conhecimento e se tornar um profissional preparado para o mercado de trabalho, trazemos essa experiência para o aluno que se identifica com a área desde o início da graduação, uma vez que a liga é aberta para estudantes desde o primeiro período”, destaca.

Além das atividades internas, a LAFIO participa de eventos externos em parceria com instituições filantrópicas, como a Associação dos Amigos da Oncologia (AMO). “É uma parceria da Unit, fornecendo uma educação de qualidade. O atendimento ao paciente oncológico não é fácil. Existem muitos mitos e medos no que tange a respeito do paciente oncológico, mas a nossa função enquanto educador, enquanto área da saúde é desmistificar tudo isso e enquanto fisioterapeuta é mostrar a importância de um tratamento fisioterapêutico adequado e de qualidade pro paciente oncológico”, ressalta Maria Jane.

Aperfeiçoamento do aluno

A estudante de Fisioterapia, Jussara Oliveira, está na LAFIO desde a fundação e conta que participar da liga oportuniza o contato com uma área bastante específica que não é contemplada totalmente na graduação. “A fisioterapia oncológica é uma área com uma possibilidade de atuação abrangente e na qual realizamos atendimentos durante o estágio supervisionado II, na Associação dos Amigos da Oncologia (AMO). Não há uma disciplina específica que nos inicie no mundo da oncologia, então a LAFIO nos trouxe essa oportunidade”, diz.

“Também é uma forma de aperfeiçoar habilidades pessoais e interpessoais pelo trabalho em equipe, apresentação de seminários, aulas práticas, escrita científica por meio de resumos, entre outros. Assim como aprimorar o currículo acadêmico e profissional por meio de eventos como simpósios, recoverys e palestras que trazem o contato com outros profissionais da área”, destaca a estudante.

Para ela, ingressar em uma liga faz toda a diferença para o estudante que ainda não sabe qual área de atuação escolher. “As ligas apresentam uma diversidade de áreas. Elas abordam atuação no mercado de trabalho, com as técnicas mais usadas e contato com profissionais atuantes. Por isso, explore, temos diversidade e oportunidades. Sigam as ligas que vocês gostam no Instagram e esperem os processos seletivos”, sugere Jussara.

Divulgação

A LAFIO também divulga conteúdos educativos sobre sobre câncer, tratamento e atuação da fisioterapia em pacientes oncológicos no Instagram, assim como processos seletivos para participar da liga.

 

 

Leia também: O que é ser um mentor da Unit?

Compartilhe: