ESTUDE NA UNIT
MENU

Entrega do Imposto de Renda começa nesta quarta-feira, 15

Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da Universidade Tiradentes (NAF-Unit) oferece atendimento gratuitos. Saiba quais os pontos de atendimento

às 20h46
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

O período para envio das declarações do Imposto de Renda 2023 à Receita Federal começa nesta quarta-feira, 15, e termina no dia 31 de maio. E para orientar os contribuintes, o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da Universidade Tiradentes (NAF-Unit) está oferecendo serviços gratuitos para quem tem renda de até três salários mínimos. 

A coordenadora do NAF da Unit, Flávia Karla Gonçalves, explica que o Núcleo oferece diversos serviços voltados ao microempreendedor individual, pessoa física. “O intuito do NAF é fazer a disseminação de educação fiscal. O NAF orienta os contribuintes que irão fazer a declaração do imposto de renda, realizando o procedimento de regularização da declaração para contribuintes de baixa renda”, comenta.

Outro ponto importante destacado pela coordenadora é que o contribuinte precisa estar atento e regularmente conferir se está incluído na lista de declarantes do IR. “Orientamos para que eles sempre estarem consultando atentos com os seus rendimentos para saber se estarão ou não na obrigatoriedade de entrega da declaração. E mesmo que não entre na obrigatoriedade, conferir se foi retido em algum ano algum valor do imposto de renda, esse valor pode ser restituído para ele”, alerta. 

Para a coordenadora, os serviços ofertados pelo NAF são mais uma ferramenta positiva para a sociedade sergipana. “As pessoas que nos procuram só tem a ganhar como um ponto de apoio para tirar dúvidas sobre o imposto de renda, orientação sobre que deve declarar ou se não, pagamentos e restituição dos valores”, afirma. 

Durante os meses de março, abril e maio o NAF irá realizar uma força tarefa para alcançar mais pessoas. “O intuito é levar informação e os nossos serviços para que mais pessoas possam ter acesso, tirem suas dúvidas e fazerem suas declarações para ficar em dias com leão. Estamos planejando a melhor maneira de levar o Projeto Imposto de Renda Solidário para que as pessoas possam ser atendidas gratuitamente e também ajudar a população carente. As pessoas atendidas irão contribuir com um quilo de alimento ou produtos de higiene pessoal.  A previsão é que o atendimento seja realizado em diversos pontos de Aracaju e posteriormente em Itabaiana, Propriá e Estância”, conclui. 

Atendimento NAF

Os atendimentos estão sendo realizados em três locais diferentes: no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC) da Rua do Turista, no CEAC da Rodoviária Nova, das 7h às 11h. E no NAF Unit na rua Lagarto, nº 253, centro, das 8h às 12h. 

A partir do dia 3 de fevereiro, o Naf Unit Centro oferece todas as sextas-feiras o serviço de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os interessados no atendimento podem agendar pelo telefone: 3218-2325.

 

Leia mais: NAF oferece serviço de declaração de Imposto de Renda de MEI

Compartilhe: