ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit promove a 1º Jornada Formativa do FORPRED Nordeste

As atividades foram programadas pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED Unit)

às 21h07
Compartilhe:

O Fórum dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da região Nordeste promove entre os dias 15 e 17 de março a I Jornada Formativa do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPRED/NE), em Aracaju (SE), com atividades no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED Unit). 

O evento realizado na Unit tem como o foco central o estudo do processo de Avaliação Quadrienal da Capes, com intuito de desenvolver a formação dos coordenadores para o enfrentamento do processo de gestão dos Programas de Mestrados e Doutorados da Universidade Tiradentes (PPGE Unit) e a formação para produção do relatório de avaliação.

O primeiro dia da mesa redonda teve a presença do coordenador de área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), prof. doutor Angelo Ricardo Souza; a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), profª. doutora Geovana Mendonça Lunardi Mendes; o vice-presidente da ANPED, Claudio Nunes; a vice-coordenadora do FORPRED/ANPED, Profª. doutora Alice Miriam Happ Botler e o Coordenador do FORPRED/NE, Prof. doutor Cristiano Ferronato. 

“Quando os coordenadores assumem seus programas precisam de um treinamento para conhecer o funcionamento. Não é uma tarefa fácil, então nesse momento a gente trás os coordenadores pra gente aprender em conjunto como se preenche o Projeto Sucupira, como funciona a avaliação da CAPES. E nesses três dias de evento iremos alinhar os planos e trabalhar atividades para essas avaliações”, explica o Coordenador do FORPRED/NE, prof. doutor Cristiano Ferronato.

O vice-presidente da ANPED, Claudio Nunes, destaca que em 2023 estão abrindo a jornada formativa no nordeste. “Nós articulamos aqui o Nordeste para promover uma formação que qualifique todos os coordenadores para esse enfrentamento, compreendendo que a pós-graduação não é e nunca apenas institucional, mas que ela deve ser articulada como por outros programas e instituições”, aponta

Na ocasião, a coordenadora do Programa de Pós graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)  e Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Cibele Rodrigues, aproveitou para compartilhar experiências com os colegas. “Esse é o primeiro encontro presencial que participo e estou aqui para aprender como os demais coordenadores atuam e suas instituições. Fazer contatos, aprender com as experiências de quem está atuando a mais tempo e levar as boas ideias para a UFRPE”, afirma.

Para o coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu, Álvaro Silva Lima, a Jornada é mais uma oportunidade para discutir melhorias na educação. “Essa é uma excelente oportunidade para realizar a troca de conhecimento entres os coordenadores da pós-graduação. Sabemos que a educação enfrenta muitos problemas, mas isso não pode nos impedir de realizar nosso papel. Tenho certeza que os aqui presente estão engajados nessa luta de transformar a educação no nosso país. Agradeço a presença de todos e espero que aproveitem ao máximo a experiência”, ressalta.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Diego Menezes, recebeu os coordenadores frisando a importância de promover o compartilhamento de conhecimento entre as instituições de ensino. “A Unit está de portas abertas para receber vocês. A instituição preza por proporcionar acolhimento e agregar conhecimento, por isso, nos preocupamos em oferecer todo o suporte para que possam aproveitar ao máximo a estadia aqui. Estamos imensamente orgulhosos em sediar a Jornada. Espero que aproveitem a programação, compartilhem conhecimento e que as discussões agregam positivamente a vida de você”, conclui.

 

 

Leia mais: PPED consolida-se como um dos melhores do Norte-Nordeste

Compartilhe: