ESTUDE NA UNIT
MENU

Tiradentes Innovation Center recebe visita de deputados da Alese

Visita do presidente e de integrantes da comissão de Ciência e Tecnologia da Alese destaca a relevância e importância do centro de inovação do Grupo Tiradentes

às 22h08
Os integrantes da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alese destacaram sua importância do centro de inovação do Grupo Tiradentes para o desenvolvimento do Estado (Gabriel Damásio/Asscom GT)
Os integrantes da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alese destacaram sua importância do centro de inovação do Grupo Tiradentes para o desenvolvimento do Estado (Gabriel Damásio/Asscom GT)
Compartilhe:

Um grande espaço para a discussão de ideias e projetos para o desenvolvimento de Sergipe e do Brasil. Assim foi a visita realizada na manhã desta terça-feira, 28, quando  uma comissão da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) esteve presente no Tiradentes Innovation Center (TIC), centro de inovação e tecnologia do Grupo Tiradentes, que está situado no Campus Farolândia, em Aracaju. 

A comitiva foi composta pelo presidente da Alese, deputado Jefferson Andrade (PSD), e pelos integrantes da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da casa: Paulo Júnior (PV), Georgeo Passos (Cidadania), Carminha Paiva (Republicanos), Maisa Mitidieri (PSD) e Adailton Martins (PSD). Durante a visita, eles foram acompanhados pelo fundador do Grupo Tiradentes e reitor da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), Jouberto Uchôa de Mendonça; e pelo presidente do Grupo, Luciano Klima; além do vice-presidente de Relações Institucionais, Saumíneo Nascimento, e do coordenador de Empreendedorismo e Inovação do TIC, Marcelo Dósea.

Ao receber a comitiva, o professor Uchôa disse que a Alese e seus deputados podem contar com o conhecimento produzido pelas instituições de ensino do Grupo Tiradentes, bem como os seus professores e especialistas, para contribuir com as discussões de projetos relevantes para o crescimento de Sergipe. “Queremos ser parceiros de vocês em qualquer projeto técnico, científico, que a Universidade possa contribuir para a realização dos seus projetos e que possam comparecer aqui sempre que tiver um fato novo. Estaremos à disposição dos senhores sem nenhuma condição. A condição é saber que os senhores estão realizando aquilo que se comprometeram quando chegaram à Assembleia”, destacou. 

Já o deputado Jefferson Andrade também ofereceu o apoio da Alese e de seus deputados ao Grupo Tiradentes, destacando que ele é um grande parceiro nas iniciativas que promovem o desenvolvimento, a educação e a inovação em Sergipe. “Parabéns a todos vocês por essa iniciativa, e o que a Assembleia Legislativa quer dizer é que podem contar conosco. A gente precisa inovar o estado, agregar, entregar, dar mais qualidade ao seu povo. Espero que seja a primeira de várias visitas, para que a gente possa debater, tanto na Assembleia como no Governo, os próximos e futuros rumos do estado de Sergipe”, afirmou.

A visita

Durante a visita, os deputados acompanharam explicações sobre as atividades do centro e conheceram toda a sua estrutura, composta por incubadora de startups, coworking, espaços de reuniões e conferências, class labs (salas de aula polivalentes) e o Tiradentes Fab Lab, um laboratório de fabricação digital que incentiva o aprendizado por meio da filosofia “faça você mesmo”. 

Todas essas atividades são focadas no desenvolvimento de projetos, produtos e startups nas áreas de educação, inovação, empreendedorismo e formação de profissionais, e já resultaram na criação e desenvolvimento de 18 startups sergipanas atuantes nos mais variados setores, bem como atividades e eventos voltados à educação, tecnologia e empreendedorismo. 

Para o presidente Luciano Klima, a visita dos deputados reforça o papel do Grupo Tiradentes e do Tiradentes Innovation Center em fomentar a iniciativa de inovação e tecnologia dentro do Estado. “Ter uma casa tão importante como a Alese e os deputados conhecendo o potencial do nosso Centro, vai com certeza agregar para a gente poder fazer coisas mais disruptivas e inovadoras. A gente faz parte desse ecossistema que pode propiciar discussões, projetos que possam contribuir para melhoria da nossa comunidade, da nossa população, do estado de maneira geral, é fundamental. Assim como também preparar jovens talentos para assumir posições e desafios dentro das startups que vão adentrar aqui no nosso ecossistema”, diz ele. 

“Tudo que nós estamos fazendo nos últimos três anos, todas as nossas ações em prol do desenvolvimento do empreendedorismo e dessa comunidade de startups. E também que nós escolhemos a vertical certa, ligada à educação. Para nós, é muito gratificante mostrar ao Estado e à Assembleia, que é a casa do povo, o que nós desenvolvemos aqui diuturnamente, com os nossos projetos, com os nossos colaboradores. E com certeza, contribuirá com ações que podemos trabalhar em conjunto, visando as perspectivas de desenvolvimento do estado de Sergipe”, destacou Marcelo Dósea.  

Foco no desenvolvimento

Os deputados também assistiram a uma apresentação do Movimento Inova Mais Sergipe, que busca articular todos os setores da sociedade sergipana para transformar o estado em uma economia de ponta no setor de conhecimento e inovação, e com o objetivo de que Sergipe assuma a liderança do ramo no Nordeste até 2030. Eles ouviram propostas e sugestões de leis e iniciativas que podem aumentar os incentivos para a ciência, a tecnologia e a inovação em Sergipe. 

O coordenador do Inova Mais Sergipe, Roger Barros, destaca que o movimento foi formado para contribuir com o desenvolvimento do ecossistema de inovação em Sergipe. “A Unit, como um grande grupo da parte de formação de mão de obra, e com o espaço do Tiradentes Innovation Center, é uma conexão ideal para que o nosso movimento possa crescer e se desenvolver em nosso estado. E o nosso grande desafio é fazer essa agregação entre os vários atores, juntar os elos dessa cadeia para que possamos trabalhar de forma colaborativa em prol do desenvolvimento do nosso estado”, considerou.  

Para a presidente da Comissão de Ciência da Alese, Maísa Mitidieri, que é egressa da Unit Sergipe, a visita foi importante para reconhecer a importância do Tiradentes Innovation Center para o setor de inovação e tecnologia em Sergipe. “O Tiradentes sempre está à frente de tudo, é mundialmente reconhecido nessa área. Esse conhecimento é importantíssimo para que a gente possa dialogar inclusive com o governo. O papel da Alese é fazer essa ponte para que a gente leve essa demanda, melhore o quadro do Governo do Estado em relação à tecnologia, e façam parceria para que o estado de Sergipe seja melhor em tecnologia, em ciência, que traga inovação para o nosso estado”, afirmou. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: