ESTUDE NA UNIT
MENU

Parceria com MPSE passa a contemplar PPGD

Parceria visa capacitar membros e servidores do Ministério Público de Sergipe (MPSE) nos cursos de mestrado e doutorado, além de estreitar laços com a academia.

às 21h25
Fotos: ASSCOM MPSE
Fotos: ASSCOM MPSE
Fotos: ASSCOM MPSE
Fotos: ASSCOM MPSE
Fotos: ASSCOM MPSE
Fotos: ASSCOM MPSE
Fotos: ASSCOM MPSE
Compartilhe:

O Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos (PPGD) da Universidade Tiradentes (Unit), no último dia 31, ampliou a parceria já existente com o Ministério Público de Sergipe (MPSE), estendendo da graduação ao doutorado com o objetivo de qualificar promotores e servidores do órgão.

Esta foi, inclusive, a última agenda enquanto pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, do professor doutor Diego Menezes. “Entendemos que através da educação, a universidade contribui para a formação de pessoas para uma sociedade mais justa, digna e igualitária. Esse convênio vai propiciar a intensificação de promotores ascenderem ao posto formativo de mestrado e doutorado. Hoje já temos alguns membros do MPSE que estão fazendo mestrado e doutorado na Unit. Isso para nós, enquanto instituição, é muito importante. São pessoas qualificadas que trazem cases reais para serem discutidas em sala de aula. Com isso, a universidade ganha e a sociedade terá a oportunidade de colher frutos desse acordo estabelecido de forma ética e com propósito de educar”, considera.  

O promotor de Justiça e diretor da Escola do MPSE, Newton Silveira, acredita no fortalecimento institucional diante desta parceria. “É muito significativo para nós. O MPSE pretende estreitar laços com Instituições de Ensino e a Unit foi pioneira nesse contato para firmar convênios, termo de cooperação técnica, pq a nossa intenção é capacitar cada vez mais membros e servidores do MP, estreitando laços com a academia. Estamos orgulhosos e felizes”, comenta.

“Queremos que haja cada vez maior número de membros com títulos. Afinal, quanto melhor qualificados os promotores e membros, com visão multidisciplinar e ampla, esse aspecto irá refletir no trabalho do dia a dia, naquela participação em audiência que envolve problema social, pois o Direito tem que se comunicar com outras ciências e a universidade propicia isso”, acredita Newton Silveira.

“A Unit tem serviços prestados à sociedade que permitem ter toda credibilidade e aceitação social e o MP precisa cada vez mais capacitar seus membros e servidores e a Unit é a Instituição que promove esse aperfeiçoamento com qualidade. A parceria foi feita no sentido de que a gente possa estimular servidores e servidoras, procuradores e procuradoras, a buscar estudo, maior qualidade intelectual e técnica para exercer bem o seu trabalho e as suas atribuições de modo a cada vez mais proteger o interesse público”, completa o procurador geral de Justiça, Manoel Cabral Neto.

Para a coordenadora do PPGD, professora doutora Grasielle Borges, essa parceria celebrada entre Unit e MPSE é de extrema relevância para, inclusive, fortalecer e consolidar o PPGD. “Vamos receber profissionais qualificados que vão aprofundar seus conhecimentos nos cursos de mestrado e doutorado de nosso PPGD para retornarem ao trabalho em sociedade de forma mais humanizada e qualificada. Hoje é dia de celebração e alegria por termos firmado essa parceria oficialmente”, celebra doutora Grasielle. 

De acordo com ela, a intenção é dialogar com outras instituições para buscar mais profissionais das diferentes áreas jurídicas para ingressarem no PPGD. “Essa interface entre prática e academia auxilia muito no fortalecimento da Universidade e atividade profissional deles. É um tipo de parceria que todos ganham, tanto a Unit, quanto a instituição que está sendo feita a parceria. Só temos a agradecer”, finaliza.

Fotos: Asscom MPSE

 

Leia mais:

Conheça os programas de internacionalização disponíveis em 2023

Compartilhe: