ESTUDE NA UNIT
MENU

TCCs de alunos serão passaporte para Programa Internacional

Três estudantes do curso de Direito participarão da Mobilidade Acadêmica na Universidade de Valladolid, na Espanha

às 13h15
Professor Fran Spinoza, Daniela Cruz, Carla Maria e Mateus da Paz
Professor Fran Spinoza, Daniela Cruz, Carla Maria e Mateus da Paz
Compartilhe:

Três estudantes do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit) terão a oportunidade de fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Universidade de Valladolid (UVa), na Espanha. Os alunos contemplados trabalharão com soluções para problemas sociais que o cercam, propondo desafios dentro dessas áreas, pautados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O professor do curso de Direito da Unit, Fran Spinoza, responsável por orientar a pesquisa dos três estudantes. “A minha função como orientador é preparar os alunos com os projetos de pesquisa, escrita e estudo de campo na comunidade xocó. Os orientei para que eles realizassem pesquisas a partir do projeto que apresentei para a Unit: ‘A função social dos estudantes da Ciência Jurídica na redução da insegurança alimentar no estado de Sergipe, Brasil’, que se encaixa no 10º tema da ODS”, explica.

O estudante de Direito, Mateus da Paz, está realizando sua pesquisa com o tema: A segurança alimentar e o princípio da dignidade da pessoa humana: Uma análise a partir da comunidade Xocó/SE.

“A escolha desse tema se deu em virtude da grande necessidade que existe de informações mais precisas e atuais acerca das comunidades indígenas, sobretudo do Povo Xocó, no que tange a sua alimentação. Refletir acerca da segurança alimentar na comunidade sob o prisma dos direitos humanos e no princípio da dignidade da pessoa humana. E ter a oportunidade de fazer parte do TCC em outro país, trocar experiências com pessoas de outras culturas acerca de temas de grande relevância mundial vai ser diferente de tudo que já vivi. Estou empolgado pra chegar nessa etapa”, diz

A estudante de Direito, Daniela Cruz, está realizando sua pesquisa sobre o tema:  “A insegurança alimentar na comunidade Xocó-Sergipe: Uma análise das políticas públicas estaduais”. Escolhi esse tema levando em consideração a problemática social que o país enfrenta em relação a implementação de políticas públicas direcionadas e especializadas para as comunidades indígenas. Vou escrever como esse problema impacta diretamente a segurança alimentar e nutricional da comunidade e como é importante que medidas sejam tomadas para amenizar esse quadro que perpetua a maioria das comunidades indígenas no Brasil, inclusive o povo Xokó em Sergipe”, salienta.

A terceira estudante orientada pelo professor Spinoza, Carla Teixeira Porto, explica que seu TCC será um estudo sobre a mudança da cultura alimentar e a insegurança alimentar: uma reflexão dentro da comunidade Xocó, em Sergipe.

“Escolhi esse tema porque os hábitos alimentares dos indígenas são considerados os mais saudáveis, no entanto, no decorrer dos anos a cultura alimentar vem sofrendo mudanças. Essa mudança acaba incidindo diretamente na segurança alimentar. Serão coletados dados de cerca de 400 indígenas que residem na ilha de São Pedro. Os dados serão referentes aos últimos quatro anos. O objetivo é fazer entrevistas, estudos de campo e a relação da insegurança alimentar. para mim, fazer esse TCC é uma oportunidade única, incrível e ao mesmo tempo desafiadora por ser um projeto piloto, mas estou animada para iniciar”, afirma.

O programa ocorrerá no semestre letivo de 2023.1, e os estudantes participantes da Unit terão a oportunidade de fazer uma mobilidade acadêmica de curta duração para a UVa, além de receber bolsa de mérito acadêmico para auxiliar com os custos envolvidos. A previsão é que os alunos embarquem na primeira quinzena de maio e passem um mês imersos na pesquisa, estudos e cultura do país.

 

Leia mais: Mobilidade Acadêmica: novo programa visa soluções para problemas sociais

Compartilhe: