ESTUDE NA UNIT
MENU

A importância do networking no EAD: como criar conexões valiosas

Descubra como a interação e o networking podem impulsionar a carreira em cursos a distância

às 13h49
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Com o aumento da oferta de cursos de Educação a Distância (EAD), cada vez mais pessoas estão optando por estudar de casa, seja para aprimorar suas habilidades profissionais ou para se capacitar em uma nova área. No entanto, muitos alunos ainda se perguntam como é possível criar conexões valiosas e estabelecer um networking efetivo em um ambiente virtual.

A interação entre alunos e professores é fundamental em qualquer curso, inclusive no ensino a distância. Além de auxiliar na compreensão dos conteúdos, ela permite o desenvolvimento de habilidades interpessoais e de trabalho em equipe. No entanto, é importante ir além da interação com os colegas e professores da turma.

“O aluno só conseguirá desenvolver novas habilidades interagindo com os conteúdos e absorvendo ao máximo todos os recursos disponíveis nesta modalidade de ensino. Além de ser   uma ação indispensável neste processo de aprendizagem e sucesso do curso”, destaca o analista de desenvolvimento humano da Universidade Tiradentes (Unit), Flávio Jesus.

Fazer networking durante o EAD pode ser uma grande oportunidade para estabelecer conexões com pessoas de diferentes áreas, empresas e até mesmo com futuros colegas de trabalho. Afinal, é comum que os alunos tenham interesses em comum e que estejam em busca de novas oportunidades de trabalho ou parcerias.

“A interação e o networking podem ser fundamentais para ajudar os estudantes a obter sucesso em suas carreiras após a conclusão do curso. Algumas das maneiras pelas quais a interação e o networking podem ser benéficos são: conexões profissionais; acesso a informações sobre a indústria; possibilidade de indicações;  mentoria; desenvolvimento de habilidades interpessoais”, ressaltou o analista.

Maneiras de fazer networking no EAD

Para fazer networking em um curso a distância é importante participar ativamente das aulas e atividades propostas. Flávio aborda algumas dessas maneiras, confira:

Buscar por trabalhos voluntários: Fazer trabalho voluntário é importante porque ajuda a contribuir para a sociedade e a comunidade local, além de proporcionar uma sensação de realização pessoal e satisfação ao ajudar os outros.

“Mesmo o curso sendo a distância, nada impede de que o aluno possa buscar trabalhos voluntários presenciais em alguma comunidade próxima ou até mesmo no bairro em que reside. Essas interações serão importantes para a construção do networking”, orienta.

Participar de fóruns: Os fóruns de discussão podem ajudar a esclarecer dúvidas e a compreender melhor o material estudado, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e pensamento crítico.

“Em diversos cursos a distância você conta com os fóruns que permitirá que você interaja com outros estudantes de outras localidades e culturas. Essa interação fará com que você construa uma rede de contatos desenvolvendo assim o networking”, conta.

Redes sociais: As redes sociais são importantes para o networking porque permitem a conexão com pessoas de diversas áreas e locais, possibilitando a ampliação da rede de contatos profissionais. Além disso, as redes sociais também podem ser utilizadas para compartilhar informações e oportunidades de carreira, bem como para obter insights sobre a indústria e o mercado de trabalho.

“Vivemos uma transformação digital e as redes sociais hoje são excelentes meios de criar uma rede de contatos. O Linkedin por exemplo é a principal rede social de trabalho que existe no mundo e você poderá utilizá-la para fazer conexões e networking com profissionais, independentemente de onde eles estejam”, pontua.

Outra dica importante é manter uma postura profissional em todas as interações, seja nas aulas, nos grupos de discussão ou nas redes sociais. Afinal, é importante transmitir uma imagem positiva e confiável para aqueles com quem se está se conectando.

“Em resumo, a interação e o networking podem ser cruciais para o sucesso de um estudante após a conclusão de um curso a distância. Ao construir relacionamentos com outros estudantes e profissionais da indústria, os estudantes podem ter acesso a informações valiosas, oportunidades de trabalho e mentoria, além de desenvolver habilidades interpessoais importantes para suas carreiras”, finaliza.

Leia também: Mercado de trabalho valoriza competências digitais do EAD

Compartilhe: