ESTUDE NA UNIT
MENU

Contabilidade e o digital: os desafios da transformação tecnológica

Como a contabilidade está se adaptando às mudanças trazidas pela tecnologia e garantindo a segurança da informação no mundo digital

às 12h30
Professor tutor de Ciências Contábeis da Unit, Igor Amaral
Professor tutor de Ciências Contábeis da Unit, Igor Amaral
Compartilhe:

A tecnologia tem transformado a forma como as empresas gerenciam suas finanças, e a área de contabilidade não é exceção. Com a chegada da era digital, a contabilidade tem passado por grandes mudanças, desde a utilização de softwares e ferramentas de automação contábil até a importância da segurança da informação na área contábil.

A transformação aconteceu gradualmente com a evolução de sistemas complexos e evoluídos, assim abrindo janela para a modernização das atividades contábeis. De acordo com o professor tutor de Ciências Contábeis da Universidade Tiradentes (Unit), Igor Amaral, a contabilidade digital é o resultado de uma nova evolução tecnológica, e representa um novo tempo para serviços contábeis, substituindo o modelo tradicional de fazer a contabilidade.

“Com esse cenário, a lucratividade é de todos. A atividade contábil se torna mais produtiva, célere e apresenta menor possibilidade de erros, e diminuindo as atividades manuais. É importante salientar que o profissional contábil não está perdendo espaço nesse cenário, e sim, ganhando expressão e tornando-se promissora frente às exigências do mercado. É importante destacar também, a necessidade de educação continuada para manter-se focado na busca de conhecimento”, pontua.

O professor tutor ainda aborda que uma das principais inovações tecnológicas que está transformando a contabilidade é o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que é uma inovação governamental para empresas e para profissionais da contabilidade. 

“O SPED foi criado com o intuito de uniformizar os processos de transmissão das obrigações acessórias das empresas, integrando todas as esferas governamentais do país. O SPED é composto por 12 módulos, a saber: Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), Escrituração Contábil Digital (ECD), Escrituração Contábil Fiscal (ECF), Escrituração Fiscal Digital Contribuições (EFD), Escrituração Fiscal Digital Contribuições (EFD ICMS/IPI), Escrituração Fiscal Digital Reinf, eSocial, Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), Simplificação”, explica.

Segurança da informação na área contábil

Com a digitalização dos processos contábeis, a segurança da informação na área contábil se tornou ainda mais importante. Os dados financeiros e contábeis são informações confidenciais e valiosas, e a perda ou vazamento dessas informações pode ter graves consequências para as empresas.

“Tanto para grandes e pequenas empresas, a segurança das informações contábeis tem sido uma grande preocupação. Isso porque muitas empresas são alvo de fraude ou ataques cibernéticos. Contadores e empresas de contabilidade estão diariamente expostos a dados sensíveis da empresa, e a proteção deve ser uma prioridade máxima. A segurança dos dados é uma preocupação crítica para alguns clientes ao escolher uma empresa de contabilidade”, alerta.

Ou seja, as empresas e os profissionais de contabilidade devem investir em medidas de segurança para garantir a integridade e confidencialidade dos dados contábeis. Isso inclui a utilização de sistemas de segurança da informação, como firewalls, antivírus e criptografia, além de políticas de segurança claras e treinamento para os colaboradores.

“É essencial considerar 5 pilares relevantes: Confidencialidade; Integridade; Disponibilidade; Autenticidade; Irretratabilidade. Para garantir a segurança, é de extrema importância que se entenda não só os pilares e princípios de sua formação, mas algumas ações como: Armazenamento em nuvem; Assinatura digital; Segurança do provedor de serviços profissionais; Firewalls e proteção de software; Segurança física; Treinamento dos funcionários”, orienta.

Automação contábil 

Na contabilidade, a automação traz muitos benefícios, dentre eles, ganhos de produtividade e redução de custos. Diariamente, os escritórios lidam com informações de uma infinidade de clientes e do governo, assim, se as buscas fossem feitas de forma manual, o risco de ocorrer falhas seria enorme, já com a automação, esse risco diminui consideravelmente. 

“Dependendo do software, algumas atividades para os profissionais contábeis estão mais automatizadas, como por exemplo: Integração e registro das notas fiscais de entradas e saídas, Integração dos extratos bancários, Conciliação ou baixas financeiras, Gerenciamento de contratos e carteira de clientes, dentre outros. Uma das grandes vantagens é a otimização de processos, além de como já citado anteriormente, a redução de custos, uma maior agilidade nas entregas de relatórios”, elenca

Igor ressalta que os softwares contábeis aumentaram a capacidade do contador para interpretar os dados com rapidez, eficiência e eficácia, juntamente com a Inteligência Artificial, essas soluções tecnológicas fornecem resultados bastante precisos, substituindo o ser humano em algumas tarefas. 

“É importante salientar que, independentemente da IA na contabilidade, é indiscutível e essencial a participação do profissional contábil em todo o processo. Alguns exemplos de uso da IA na contabilidade são cálculo de tributos e na identificação de pontos de auditoria, realizar classificação fiscal de documentos e fazer a análise de comportamento dos indicadores de resultado”, reitera.

Leia também: Unit EAD em Caruaru (PE) tem gestora premiada

Compartilhe: