ESTUDE NA UNIT
MENU



Egressa de Medicina da Unit realiza residência em Clínica Médica

Ramilly Guimarães Andrade Santos faz parte do grupo de egressos da Universidade Tiradentes que se destacaram nos processos seletivos

às 12h30
Egressa de Medicina, Ramilly Guimarães Andrade Santos
Egressa de Medicina, Ramilly Guimarães Andrade Santos
Compartilhe:

A excelência do ensino da Universidade Tiradente (Unit) proporcionou a 17 egressos do curso de Medicina se destacarem nas aprovações para realizar as residências médicas de diversos hospitais brasileiros. Ramilly Guimarães Andrade Santos foi aprovada para residir por meio do Sistema Único Saúde (SUS) no Hospital de M’boi Mirim, em São Paulo.

O hospital é referência no atendimento hospitalar na região. Dispondo de Pronto-Socorro, Unidade de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico com capacidade para realizar atendimentos de urgências e emergências a adultos e crianças, além de contar com Laboratório Clínico e Exames de Imagem, que garantem assistência à população da Zona Sul da cidade para realizar os procedimentos nas especialidades de Clínica Médico-Cirúrgica, Cirurgia Geral, Pediatria, Traumatologia, Maternidade, Obstetrícia e Psiquiatria.

Após uma longa jornada de estudos durante a graduação, Ramilly teve sua aprovação no Hospital de M’boi Mirim. Para a coordenadora do curso de Medicina, Lis Campos, esse resultado se deve ao comprometimento da Universidade em preparar profissionais capacitados para o exercício da profissão. 

“O curso de Medicina da Unit oferece toda a estrutura necessária para um bom aprendizado, com professores muito bem qualificados e oportunidades de atuação em diversos campos de estágio. O número de egressos que estão fazendo especialização e exercendo a Medicina representa a confirmação da qualidade de ensino da Unit. Para eles, é a recompensa pelo compromisso com os estudos e com o aprendizado. Uma boa residência médica abre portas e ajuda a atingir excelência na especialidade médica”, afirma.

A coordenadora explica que a residência médica é um passo muito importante para os recém formados se consolidarem em uma área específica. “O ingresso na residência médica nessas instituições mostra que eles estão a nível de excelência nacional. Temos egressos que estão fazendo residência em Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Ortopedia e Traumatologia Intensiva”, destaca.

Para a coordenadora, a aprovação de Ramilly é um motivo de orgulho pois reafirma o compromisso da Universidade Tiradentes em formar profissionais aptos. “A Unit oferece para os alunos de Medicina o método de aprendizado baseado no Problem Based Learning (PBL). Isso impacta positivamente a jornada de aprendizagem deles, como foi o caso de Ramilly. Ela teve comprometimento nos estudos e teve como recompensa a aprovação na residência médica em uma instituição de renome”, ressalta. 

O método PBL permite ao aluno autonomia com relação ao processo de aprendizagem. “Ao exercitar o conhecimento prévio, combinando com as teorias aprendidas, gera uma aprendizagem significativa. Além disso, promove a argumentação crítica, liderança e capacidade de comunicação. Isso resulta em um amadurecimento profissional do aluno”, conclui. 

 

Leia mais: Egressa de Medicina é aprovada em 1º lugar no ENARE 

Compartilhe: