ESTUDE NA UNIT
MENU

Avaliação de desempenho no EAD: desafios e soluções

Professora tutora explica como avaliar e apoiar o sucesso dos alunos em um ambiente de aprendizagem online

às 13h22
Professora tutora da Unit, Amanda Neuman
Professora tutora da Unit, Amanda Neuman
Compartilhe:

Com a Educação a Distância (EAD) se tornando cada vez mais popular por ser uma alternativa flexível e acessível para muitos alunos, surgem novos questionamentos acerca da modalidade. Um deles é sobre como o desempenho dos alunos é avaliado, podendo ser um desafio para os educadores, pois requer uma abordagem diferente em relação à avaliação em sala de aula.

A professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Amanda Neuman explica como garantir que a avaliação online seja justa e precisa, levando em consideração a diversidade dos alunos e as especificidades do ambiente virtual de aprendizagem.

“Algumas questões precisam ser consideradas, especialmente quando entendemos que cada aluno vive em uma realidade particular. No entanto, o conteúdo programático entregue nas nossas disciplinas é entregue de maneira uniforme para todos. Então, a melhor forma de avaliar os alunos é considerando de que maneira eles assimilaram esse conteúdo e, dentro de suas particularidades, o quanto se empenharam em participar das atividades online propostas em cada momento”, pontua.

Amanda ainda acrescenta que para avaliar o desempenho dos alunos no EAD, é importante considerar a utilização de múltiplos instrumentos de avaliação, como trabalhos escritos, provas online, participação em fóruns de discussão e projetos. Além disso, é importante estabelecer critérios claros e objetivos para avaliar os alunos, de modo que eles saibam exatamente o que é esperado deles.

“Além das avaliações que agrupam todo o conteúdo da disciplina em cada unidade, existem outras formas de avaliar o desempenho do aluno, ainda que a distância. Quando encadeamos uma discussão nos fóruns, por exemplo, instigamos o pensamento crítico do aluno, fazendo-o pensar e discutir mais de perto sobre determinado tema. O desenvolvimento das atividades complementares e medicações de eficiência, que sugerem atividades, muitas vezes, mais práticas e que vão além da sala de aula, também são excelentes alternativas para avaliar o aluno do ensino a distância”, destaca.

A tecnologia como aliada

A tecnologia facilita inúmeras áreas da vida, na educação não poderia ser diferente. Isso porque, as ferramentas tecnológicas podem ser usadas para avaliar o desempenho dos alunos em cursos online.

“A tecnologia nos favorece de diversas formas e o cenário que vivemos na pandemia nos fez utilizar isso de forma mais específica. Nos cursos EAD, vamos além da exposição dos conteúdos disponibilizados aos alunos, isto porque eles são avaliados diariamente através da sua participação nos fóruns, respondendo as atividades propostas e com a entrega de trabalhos que são solicitados no decorrer do semestre”, diz a professora tutora.

Mesmo a tecnologia sendo uma grande facilitadora, é possível encontrar alguns desafios. “Diariamente temos nos dedicado em diminuir as limitações que surgem no EAD. Embora, de fato, exista a ausência do contato físico, as ferramentas que dispomos hoje no nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) possibilitam uma interação muito maior entre alunos e professores tutores. As videoconferências, aulas, fóruns, chats e bibliotecas virtuais são ferramentas que têm funcionado e sido aperfeiçoadas com o tempo”, explica.

Para resolver essas dificuldades, é importante que os educadores ofereçam suporte aos alunos, fornecendo feedback constante, oferecendo recursos e atividades que estimulem a interação entre os alunos. Além disso, é importante oferecer treinamentos e tutoriais para ajudar os alunos a utilizar as ferramentas tecnológicas necessárias para o curso. 

“No papel de professora tutora, estar à disposição dos alunos com paciência e dedicação é o primeiro passo para entender que a minha função é ajudá-los no processo de aprendizado da melhor forma possível. Sendo assim, responder as dúvidas no tempo mais breve que for possível, dar feedbacks em relação ao seu desempenho e estar presente nas demais questões que surgirem é a melhor forma de contribuir com o crescimento do aluno na universidade”, finaliza.

Leia também: Equilibrando maternidade e carreira com o suporte do EAD

Compartilhe: