ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit recebe palestra de professora sobre lei canadense da “morte assistida”

Palestra é aberta a alunos e professores da área de saúde, além de outros interessados; tema será tratado por professora brasileira que atua no Canadá

às 14h47
A professora brasileira Emilene Reisdorfe, do Departamento de Enfermagem Profissional da MacEwan University, no Canadá (Divulgação/MacEwan University)
A professora brasileira Emilene Reisdorfe, do Departamento de Enfermagem Profissional da MacEwan University, no Canadá (Divulgação/MacEwan University)
Compartilhe:

A Gerência de Relações Internacionais (GRI) da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) vai promover, nesta quinta-feira, 4, às 16h, uma palestra com a professora Emilene Reisdorfer, do Departamento de Enfermagem Profissional da MacEwan University, em Edmonton (Canadá). A palestra acontecerá presencialmente no auditório A do bloco G do Campus Farolândia, em Aracaju, mas também será transmitido virtualmente, no canal da Unit Sergipe no YouTube. O link está disponível aqui.

O tema da palestra será “Medical Assistance in Dying (Maid): o caso do Canadá” e diz respeito à lei recente adotada pelo país, que ampliou as possibilidades de autorização da chamada “morte assistida”, isto é, feita com acompanhamento de profissionais de saúde. Desde 2016, o Maid dá a possibilidade de que adultos com doenças terminais optem por uma morte assistida. E no último mês de março, ele foi ampliado para adultos com doenças mentais graves ou que sofrem com fortes dores.

A polêmica chegou a outros países do mundo e coloca questões sobre os limites éticos, morais e médicos da interferência na vida de um paciente. No Brasil, a prática ainda não tem uma legislação definida, sendo tratada pelo Código Penal como prática de homicídio. O objetivo da palestra é contrastar o caso canadense com a realidade e a legislação brasileira, trazendo questionamentos e abrindo um debate entre os professores mediadores e os demais participantes.

O evento é promovido pela Gerência de Relações Internacionais (GRI) da Unit Sergipe, como parte do Ciclo de Palestras de Internacionalização. O objetivo é trazer, para as comunidades acadêmicas do Grupo Tiradentes, contribuições de professores convidados com experiências ou formações internacionais. 

Além da GRI, ele tem a parceria com os cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia. Estudantes e professores dos três cursos, em todas as unidades do Grupo Tiradentes (Unit Sergipe, Unit Pernambuco, Fits Goiana e FSLF) podem se inscrever gratuitamente no evento, através do Magister, e terão direito a certificado. 

Profissionais da área de saúde e outros interessados podem também assistir à transmissão do evento, que terá a mediação da professora Rosane Milet Passos Teixeira (Enfermagem) e dos professores Conrado Marques de Souza Neto (Enfermagem), Jerocílio Maciel de Oliveira Júnior (Medicina) e Roberto Luis Barreto Gois (Psicologia).

Emilene Reisdorfe é brasileira, graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e registrada para atuar profissionalmente no Brasil e no Canadá, principalmente na área de Saúde Mental na Atenção Primária em Saúde e ensino em Enfermagem. Ela também é doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) e pós-doutora em Enfermagem pela University of Alberta (Canadá). 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: