ESTUDE NA UNIT
MENU

Parcerias qualificam cursos de Medicina do Grupo Tiradentes

Tecnologia de ponta, internato nos Estados Unidos e metodologias que unem teoria e prática na formação de médicos são destaques nos cursos de Medicina

às 11h46
Entrada do bloco do curso de Medicina da Universidade Tiradentes em Estância (Sergipe), durante a sua inauguração (Acervo/Grupo Tiradentes)
Entrada do bloco do curso de Medicina da Universidade Tiradentes em Estância (Sergipe), durante a sua inauguração (Acervo/Grupo Tiradentes)
Sede de uma das unidades do Cambridge Health Alliance (CHA), em Boston: uma das principais redes de assistência à saúde dos Estados Unidos (Acervo/Grupo Tiradentes)
Sede da Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana), escola médica do Grupo Tiradentes em Pernambuco (Acervo/Grupo Tiradentes)
Alunos de Medicina durante aula prática em um dos laboratórios da Unit Sergipe; formação baseada na prática (Acervo/Grupo Tiradentes)
Douglas Norton Aragão, um dos estudantes selecionados em 2022 para o programa de internato de Medicina no CHA (Acervo/Grupo Tiradentes)
Compartilhe:

As instituições do Grupo Tiradentes se destacam pela formação de qualidade e voltada às demandas do mercado de trabalho. Isso é perceptível principalmente nos cursos de Medicina das suas unidades. Dos 61 anos de existência do Grupo, 13 tiveram a contribuição direta destes cursos, mantidos atualmente na Universidade Tiradentes (Unit), nos municípios de Aracaju e Estância (SE); e na Faculdade Tiradentes (Fits) de Goiana (PE). Juntos, eles vêm qualificando profissionais da área médica em Sergipe e em Pernambuco, tornando-os referência no mercado de trabalho.

A trajetória de sucesso dos egressos em Medicina também diz muito sobre esta qualidade acadêmica. Já na primeira turma de formandos em Medicina, o índice de aprovados em residências médicas pelo país chegou a praticamente 80%. Esta média tem se mantido, graças aos investimentos em um modelo educacional voltado à formação generalista e humanista, além do incentivo à pesquisa acadêmica. 

“Contamos com um corpo docente extremamente qualificado e estimulamos a formação continuada desses professores, além de contarmos com uma infraestrutura com todo suporte tecnológico de ponta, inclusive, com laboratórios, centro de simulação realística com robôs de alta fidelidade, que permitem que os alunos tenham uma experiência bem realística, em diversos cenários. As oportunidades de estágio ofertadas aos alunos dentro e fora do Brasil, através de parcerias com instituições renomadas, também são destaque e enriquecem ainda mais a experiência acadêmica dos nossos alunos”, destaca a professora Lis Campos Ferreira, coordenadora do curso de Medicina da Unit Sergipe. 

Ainda de acordo com a coordenadora, tais qualidades permitem que os alunos tenham uma formação completa e estejam no mesmo nível de outros alunos de instituições de excelência nacional. O resultado disso são os altos índices de aprovação em residências médicas em instituições renomadas e concorridas. 

Em março deste ano, 17 alunos do curso de Medicina da Unit Sergipe foram admitidos em processos seletivos de instituições de referência de diversos estados, como as universidades federais de São Paulo (Unifesp), Minas Gerais (UFMG) e Paraná (UFPR); as redes estaduais do Sistema Único de Saúde na Bahia (SUS/BA) e em São Paulo (SUS/SP), Hospital Português da Bahia, Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia (FBHC), Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE, ligado ao governo federal e situado no Rio de Janeiro). 

“O número de egressos que estão fazendo especialização representa a confirmação da qualidade de ensino da Unit, que oferece toda a estrutura necessária para um bom aprendizado, além de professores extremamente qualificados, ao mesmo tempo em que oportuniza aos estudantes atuação em diversos campos de estágio. O ingresso na residência médica nessas instituições mostra que eles estão no nível de excelência nacional”, ressalta Lis Campos.

Em Boston

Na direção de aprimorar ainda mais a formação médica, o Grupo Tiradentes mantém uma parceria com o Cambridge Health Alliance (CHA), uma das maiores e principais redes de clínicas e assistência à saúde dos Estados Unidos. A partir dessa parceria, a Unit oferece, aos estudantes de Medicina, o programa Clinical Experience Abroad: Clerkship for Medical Students

O objetivo é a vivência de um mês de internato no estado norte-americano de Massachusetts, para aquisição de novos conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à área médica, no exercício pleno do protagonismo estudantil global. A carga horária do internato no CHA é aproveitada pelos alunos em sua formação e não precisa ser refeita aqui no Brasil. Os alunos ainda recebem uma bolsa de apoio à experiência internacional. 

“As oportunidades de estágio ofertadas aos alunos dos cursos voltados à área da saúde, dentro e fora do Brasil, são um destaque da formação ofertada pelo Grupo Tiradentes. Temos parcerias com instituições renomadas como essa firmada com o CHA, que enriquece ainda mais a experiência acadêmica dos nossos alunos. Isso permite que eles tenham uma formação completa e estejam no mesmo nível de outros de instituições de excelência nacional. O resultado disso são os altos índices de aprovação em residências médicas em instituições renomadas e concorridas aqui no Brasil”, destaca a professora Lis Campos.

Em março deste ano, 15 estudantes de medicina da Universidade Tiradentes (Unit), em Sergipe, foram aprovados para a segunda turma do programa. Divididos em três grupos, o primeiro embarca agora em maio para um mês de internato em Boston (Massachusetts, EUA). O segundo irá em agosto e o terceiro, em setembro.  

Durante a experiência, os estudantes participarão de atividades observacionais junto aos médicos e professores da Rede de Clínicas CHA. Nesse contato, eles têm a chance de fazer networking profissional com médicos, estudantes e pesquisadores, podendo publicar artigos, participar de pesquisas, entre outros, além de manter contato com residentes e internos da Harvard Medical School, ligada à Harvard University, uma das cinco melhores universidades do mundo. Os alunos terão ainda treinamentos em língua estrangeira para aprenderem melhor o vocabulário médico utilizado fora do Brasil, além de passar por hospitais da região e pela Universidade de Massachusetts (UMass Boston).

 “Poucas instituições brasileiras oferecem esse tipo de oportunidade e nosso objetivo é, cada vez mais, aprimorar este programa onde o aluno tem uma vivência prática do seu curso em um dos maiores centros de saúde de Boston, que é o Cambridge Health Alliance, o qual está localizado em uma das regiões que mais se destaca em pesquisa e inovação no mundo. Essa, sem dúvidas, é uma oportunidade excelente de os estudantes criarem networking internacional e se destacarem no mercado”, ressalta a assessora de Relações Internacionais da Unit, Julia Gubert.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: