ESTUDE NA UNIT
MENU

O poder da Escrita Criativa na capacitação profissional

Saiba como a Unit pode ajudar a desenvolver habilidades e se preparar para o mercado de trabalho com o curso de Escrita Criativa completo e flexível.

às 15h35
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

A escrita criativa é uma habilidade altamente valorizada em muitos setores, desde a publicidade e marketing até a mídia, entretenimento e publicação de livros. No entanto, a natureza altamente competitiva do mercado de trabalho significa que é preciso ter habilidades excepcionais para se destacar entre a multidão. 

Felizmente, o curso de Educação a Distância (EAD) de Escrita Criativa da Universidade Tiradentes (Unit) pode ajudar os alunos a adquirir as habilidades necessárias para ter sucesso no mercado de trabalho. De acordo com a professora tutora do curso, Mirilene Rodrigues, é uma área importante para qualquer carreira. 

“Dentre as várias possibilidades que o curso remete, uma das vantagens é o fato de impulsionar o desenvolvimento de novas habilidades voltadas à produção da escrita, maior capacidade de leitura e interpretação textual. Além de estimular o processo criativo, quem passa por uma formação na área exercita a concentração, criatividade e estimula a empatia, proporcionando maior foco e atenção às atividades, fatores esses que acabam por beneficiar não somente a vida profissional”, pontua.

Diferenciais da formação

O mercado de trabalho para profissionais dessa área é dinâmico e variado, e as oportunidades de carreira são amplas. Alguns exemplos incluem redator publicitário, roteirista de televisão, autor de ficção ou não-ficção, produtor de conteúdo digital, jornalista, editor de livros, entre outros. No entanto, com muitos profissionais talentosos competindo por essas vagas, a necessidade de uma formação acadêmica e prática é essencial.

“Através dos conhecimentos adquiridos no curso de Escrita Criativa, os alunos pelo viés do alinhamento entre teoria e prática serão estimulados a desenvolver habilidades técnicas visando melhorar o raciocínio criativo, com ideias inovadoras e qualidade dos textos, a fim de produzir estrategicamente para a área, meio e conteúdo a que se propõe escrever, de forma atrativa e convincente”, destaca.

Tendo em vista que, atualmente com toda a evolução tecnológica, há expansão na produção de conteúdo em plataformas digitais, com as mais variadas formas e meios de interação, em que a produção de conteúdo se torna uma obrigação para marcas e empresas que desejam crescimento, a qual o olhar humano é um diferencial. 

“Assim, o aluno que se matricular nesse curso terá ao seu alcance um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas na sua atuação. Esse curso também enriquece qualquer área, sendo indicado para qualquer pessoa que queira desenvolver ou aperfeiçoar um estilo próprio de escrita, com base em técnicas e códigos de linguagem”, enfatiza.

Habilidades e competências

Como em qualquer área profissional, algumas capacidades criam diferenciais no perfil profissional. Desse modo, Mirilene afirma que a competência técnico operativa é um fator preponderante, mas não somente. Considerando que, algumas habilidades são muito valorizadas no mercado de trabalho,

“Tais sejam: criatividade, autonomia, flexibilidade, comprometimento, proatividade, disciplina, organização, liderança, boa comunicação e alguns aspectos mais pessoais, como pensamento crítico reflexivo, inteligência emocional, bom relacionamento interpessoal também se destacam. Pois, em muitos casos observamos que as contratações ocorrem pelo currículo e as demissões pelas fragilidades nas questões comportamentais e interpessoais”, infere.

Além de todo o suporte que o curso oferece, as atividades práticas na formação profissional na maioria das vezes também contribuem muito com o desenvolvimento dessas habilidades, já que consistem em contatos iniciais com a realidade em que se prepara teoricamente. 

“No caso da Escrita Criativa, remete mais a uma mudança na visão sobre a produção da escrita/leitura. Possibilita ao estudante afirmar ou modificar a visão profissional preestabelecida, além de ser uma oportunidade para aprimorar ou mesmo desenvolver novas habilidades. De modo que, confrontar tais conhecimentos conjunturais, de forma empírica oportuniza estabelecer e criar construções de aprendizagem, sendo diferencial na formação proposta”, finaliza.

Leia também: Saiba quais são os cuidados necessários com a pele no outono

Compartilhe: