ESTUDE NA UNIT
MENU

Empenho e dedicação: a jornada pela busca da formação EAD

Como a educação a distância possibilitou a realização do sonho de se tornar pedagoga mesmo diante de desafios pessoais e geográficos

às 20h46
Iracema Santos do Nascimento - Egressa de Pedagogia
Iracema Santos do Nascimento - Egressa de Pedagogia
Compartilhe:

Assim como uma semente que precisa de solo fértil e água para germinar e se transformar em uma bela planta, o sucesso de um estudante de Educação a Distância (EAD) também depende de fatores essenciais. No caso da egressa da Universidade Tiradentes (Unit), Iracema Santos do Nascimento, sua dedicação aos estudos, o apoio da família e o suporte da instituição de ensino foram os nutrientes que a ajudaram a florescer e concluir o curso de Pedagogia.

Mesmo com a rotina corrida, que incluía cuidar da filha e do lar, além de trabalhos de evangelização na igreja, Iracema encontrou na modalidade uma oportunidade e decidiu que concluiria seus estudos no polo EAD da Unit, no município de Tobias Barreto (SE). 

“Escolhi o EAD porque de certa forma facilita pra quem mora em povoado como é o meu caso e optei por Pedagogia pelo fato de já ter trabalhado em sala de aula e ter me identificado”, relembra.

Iracema também destaca a importância do curso de Pedagogia em sua vida. “É um dos melhores cursos, amo transmitir conhecimento e aprender também, claro. É muito gratificante educar alguém e ver o sorriso estampado no rosto de cada educando em ver o aprendizado”, afirma.

Superando desafios

Mesmo com a carga de estudos e as dificuldades da rotina, Iracema contou com o apoio do esposo e da filha, que muitas vezes a acompanhava nas atividades do curso. Além disso, ela também conta que a equipe docente da instituição oferecia suporte e orientação todas as quartas-feiras, nas aulas presenciais.

“A educação a distância facilita para quem mora distante e não pode estar presente todos os dias na instituição. Tive bastante suporte, só gratidão à professora tutora Fenícia por todo suporte que me deu”, destaca Iracema.

A falta de oportunidades de trabalho a obrigou a se dedicar exclusivamente ao curso, o que não significou uma jornada fácil. Iracema precisava deixar sua filha, esposo e lar para ir à cidade durante a noite, voltando para casa muitas vezes tarde. Apesar disso, ela se manteve firme em seu objetivo, movida pelo amor ao que fazia e pela vontade de aprender. 

Mesmo com os desafios, Iracema conseguiu concluir o curso antes do nascimento do seu segundo filho. “Fácil não foi, mas a vida é assim, cheia de surpresas e as minhas foram ótimas todas elas e hoje mesmo não estando no mercado de trabalho estou feliz e realizada com a conclusão do meu curso pois o que aprendi levo para vida inteira”, ressalta.

Superação

Fazer um curso superior pode ser um grande obstáculo para muitos, especialmente quando se tem que lidar com as dificuldades financeiras. Como foi o caso de Iracema, que realizou o curso sem estar trabalhando, tendo que deixar de comprar outras coisas para pagar as mensalidades. 

Mas quando se tem um sonho e determinação é possível superá-los. Principalmente quando se tem um objetivo maior, como honrar a memória de um ente querido, como é o caso da pedagoga que perdeu o pai antes de contar a novidade da sua matrícula. 

“Era o sonho do meu pai ver uma filha formada no nível superior, infelizmente me inscrevi e nem deu tempo de contar pra ele a novidade, faleceu antes. Então, minha mãe se aposentou e dividiu com os filhos a aposentadoria. Minha parte ajudava a pagar os boletos, facilitando a minha situação financeira. E mesmo meu pai não estando presente contribuiu com meus estudos juntamente a minha mãe”, conta.

A história de Iracema é um exemplo de superação e perseverança, além de destacar a importância do ensino a distância para pessoas que moram em áreas remotas ou têm dificuldades para se deslocar até a instituição de ensino. O EAD permite que pessoas como Iracema realizem o sonho de obter uma formação de qualidade e contribuam para a melhoria da educação em suas comunidades.

Leia também: A formação em Estética e Cosmética como diferencial competitivo

Compartilhe: