ESTUDE NA UNIT
MENU

Egressa Unit realiza residência médica em Pediatria

Nicole Santiago Leite faz parte do grupo de egressos da Universidade Tiradentes que se destacaram nos processos seletivos 2023.1

às 12h47
Egressa Medicina, Nicole Santiago Leite
Egressa Medicina, Nicole Santiago Leite
Compartilhe:

Com estruturas de ponta, parcerias com instituições locais e um corpo docente qualificado, a Universidade Tiradentes (Unit) vem emplacando bons resultados em exames nacionais e internacionais de admissão em programas de residência médica. Nos processos seletivos 2023.1, foram aprovados 17 alunos do curso de Medicina. Entre eles, a egressa Nicole Santiago Leite. Ela faz parte da equipe de residentes médicos em Pediatria no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) e no Hospital e Maternidade Santa Isabel, em Aracaju.

Diante de sua responsabilidade social, a Universidade Tiradentes (Unit) possui uma parceria de longa data com o HUSE e o Hospital e Maternidade Santa Isabel. Os hospitais são conhecidos pela referência nos atendimentos hospitalares e pediátricos.

Possuindo 596 leitos: unidades de leitos críticos, duas UTIs adultas, uma CTI pediátrica, atendimento de urgência em várias áreas, mas a referência em assistência, o HUSE é referência no atendimento em traumatologia, destaca-se por prestar atendimentos de urgências e emergências de média e alta complexidade, seja ela adulta ou pediátrica.

Atualmente, o Hospital e Maternidade Santa Isabel atende pacientes pediátricos e adultos que estão necessitando realizar cirurgias eletivas, tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como particular. Além disso, realiza nos ambulatórios de risco pelo SUS, consultas e acompanhamento dos neonatos e de crianças até 03 anos, bem como, realiza consultas pré-operatórias para as cirurgias eletivas. O Hospital contém leitos clínicos, cirúrgicos adulto, cirúrgicos pediátricos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulta.  

Para a coordenadora do curso de Medicina, Lis Campos, um dos principais segredos do sucesso é o PBL (Problem Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas). “Essa é uma técnica moderna  de ensino baseada na prática intensiva e na aprimoração da capacidade do aluno de buscar e gerar soluções, em meio ao dia-a-dia do trabalho médico. Temos alunos comprometidos em se especializar nas diversas áreas da medicina é um bom indício de que a Unit estimula o aprendizado nas mais diversas áreas da saúde”, destaca..

“O método PBL permite ao aluno autonomia com relação ao processo de aprendizagem. Ao exercitar o conhecimento prévio, combinando com as teorias aprendidas, gera uma aprendizagem significativa. Além disso, promove a argumentação crítica, liderança e capacidade de comunicação. Isso resulta em um amadurecimento profissional do aluno”, reitera. 

A coordenadora ressalta o compromisso da Universidade Tiradentes em formar profissionais aptos para exercer a medicina. “O curso de Medicina da Unit oferece toda a estrutura necessária para um bom aprendizado, com professores muito bem qualificados e oportunidades de atuação em diversos campos de estágio para preparar profissionais capacitados para atuar nas mais diversas areas”, conclui. 

*Com informações do Sanar e Hospital Santa Isabel

Leia mais: Egresso Unit realiza residência médica em Ortopedia no HUL

Compartilhe: