Com estruturas de ponta, parcerias com instituições locais e um corpo docente qualificado, a Universidade Tiradentes (Unit) vem emplacando bons resultados em exames nacionais e internacionais de admissão em programas de residência médica. Nos processos seletivos 2023.1, foram aprovados 17 alunos do curso de Medicina. Entre eles, a egressa Nicole Santiago Leite. Ela faz parte da equipe de residentes médicos em Pediatria no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) e no Hospital e Maternidade Santa Isabel, em Aracaju.
Diante de sua responsabilidade social, a Universidade Tiradentes (Unit) possui uma parceria de longa data com o HUSE e o Hospital e Maternidade Santa Isabel. Os hospitais são conhecidos pela referência nos atendimentos hospitalares e pediátricos.
Possuindo 596 leitos: unidades de leitos críticos, duas UTIs adultas, uma CTI pediátrica, atendimento de urgência em várias áreas, mas a referência em assistência, o HUSE é referência no atendimento em traumatologia, destaca-se por prestar atendimentos de urgências e emergências de média e alta complexidade, seja ela adulta ou pediátrica.
Atualmente, o Hospital e Maternidade Santa Isabel atende pacientes pediátricos e adultos que estão necessitando realizar cirurgias eletivas, tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como particular. Além disso, realiza nos ambulatórios de risco pelo SUS, consultas e acompanhamento dos neonatos e de crianças até 03 anos, bem como, realiza consultas pré-operatórias para as cirurgias eletivas. O Hospital contém leitos clínicos, cirúrgicos adulto, cirúrgicos pediátricos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulta.
Para a coordenadora do curso de Medicina, Lis Campos, um dos principais segredos do sucesso é o PBL (Problem Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas). “Essa é uma técnica moderna de ensino baseada na prática intensiva e na aprimoração da capacidade do aluno de buscar e gerar soluções, em meio ao dia-a-dia do trabalho médico. Temos alunos comprometidos em se especializar nas diversas áreas da medicina é um bom indício de que a Unit estimula o aprendizado nas mais diversas áreas da saúde”, destaca..
“O método PBL permite ao aluno autonomia com relação ao processo de aprendizagem. Ao exercitar o conhecimento prévio, combinando com as teorias aprendidas, gera uma aprendizagem significativa. Além disso, promove a argumentação crítica, liderança e capacidade de comunicação. Isso resulta em um amadurecimento profissional do aluno”, reitera.
A coordenadora ressalta o compromisso da Universidade Tiradentes em formar profissionais aptos para exercer a medicina. “O curso de Medicina da Unit oferece toda a estrutura necessária para um bom aprendizado, com professores muito bem qualificados e oportunidades de atuação em diversos campos de estágio para preparar profissionais capacitados para atuar nas mais diversas areas”, conclui.
*Com informações do Sanar e Hospital Santa Isabel
Leia mais: Egresso Unit realiza residência médica em Ortopedia no HUL