Os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) da Universidade Tiradentes (Unit) estão com editais abertos para segunda chamada. Todos os cursos são recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com conceito 5, sendo apenas o mais recente dos programas com conceito 4.
Nesta segunda chamada do edital de seleção haverá disponibilidade de bolsas de acordo com a oferta e regras dos órgãos de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), fundações, empresas e/ou de instituições privadas.
O coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Tiradentes (Unit), professor Dr. Álvaro Silva Lima, destaca que fazer uma pós é um diferencial para o profissional que deseja se destacar no mercado. “Para o mestrado é permitido o ingresso de graduados nas áreas de conhecimento pertencentes aos cursos de graduação escolhidos. permite-se também que graduados das áreas afins possam concorrer. No doutorado os mestres e em casos excepcionais alunos do mestrado são aceitos no doutorado sem passar pelo mestrado, mas neste caso são exceções”, explica.
“O estudante que opta por fazer um mestrado ou doutorado, tem por objetivo adentrar pelo campo da investigação científica, na busca de respostas para problemas de alta complexidade, permitindo que empresas, sistemas de saúde, conhecimento jurídico e educacional valham-se dessas informações para melhoria dos seus processos. Apropria-se portanto, de conhecimento de elevado nível, que nos conduzirá desde a vida acadêmica, consultoria e atuação em empresas, incluindo a docência no ensino superior”, acrescenta o coordenador.
Programas
A Unit possui cinco programas de mestrado e doutorado cuja as aulas e atividades laborais são presenciais, mas os recursos de palestras online são permitidas, quando o palestrante está em outro estado ou país. Confira as linhas de pesquisa e prazo de inscrições do 2º período de cada um deles:
Educação (PPED): Estudos que possibilitam o conhecimento desde a história da educação até o processo de ensino-aprendizagem, com a formação de docentes e a influência da comunicação na área. As inscrições podem ser realizadas até 07 de julho de 2023
Engenharia de Processos (PEP): Desenvolvimento de processos e pesquisas para o uso e transformação de insumos da região aplicados às mais inovadoras técnicas. Atua desde petróleo a biocombustíveis, dos alimentos ao tratamento de efluentes, da catálise a eletroquímica, dos processos fermentativos aos processos químicos. As inscrições podem ser realizadas até 30 de junho de 2023.
Biotecnologia Industrial (PBI): Atua na prospecção e desenvolvimento de estudos em bioprocessos como fermentações, vacinas e bioinseticidas, aplicando técnicas de engenharia e de biologia molecular. As inscrições podem ser realizadas até 23 de junho de 2023.
Saúde e Ambiente (PSA): Aqui a percepção da saúde e do ambiente no sentido mais amplo, as perspectivas multidisciplinares que trazem garantia de qualidade de vida. As inscrições podem ser realizadas até 23 de junho de 2023.
Direitos Humanos (PPGD): Veem os aspectos jurídicos nas questões de humanidade e da área do direito, perpassando questões da violência, gênero, acesso à justiça, Fraternidade, meio ambiente e sustentabilidade, proteção de dados, democracia e políticas públicas. As inscrições podem ser realizadas até 10 de julho de 2023.
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site, onde também estão disponíveis os editais com informações detalhadas sobre cada programa e requisitos para concluir a inscrição.
Leia mais: Mestrado ou doutorado: qual a diferença entre os cursos?