ESTUDE NA UNIT
MENU

Vacinas contra gripe e Covid-19 estarão disponíveis na Unit

Posto de vacinação será instalado no Campus Farolândia, no Campus Centro e no Centro Ninota Garcia; ação será em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju

às 18h54
A aplicação das vacinas contra influenza e Covid-19 na Unit será aberta para todo o público (Marcelle Cristinne/PMA)
A aplicação das vacinas contra influenza e Covid-19 na Unit será aberta para todo o público (Marcelle Cristinne/PMA)
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) vai promover nesta semana, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS), uma ação de vacinação contra o vírus influenza (causador da gripe) e contra a Covid-19. Nesta quarta-feira, 24, e na quinta, 25, um posto de vacinação será instalado no Minishopping do Campus Unit Farolândia, no bairro Farolândia. No próximo dia 30, ele funcionará no Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia, no Bairro Industrial. E no dia 31, será no Campus Unit Centro, na Rua Simão Dias. Em todos os locais, a vacinação acontecerá das 14h às 17h. 

As vacinas serão aplicadas por alunos do curso de Enfermagem, com apoio do Departamento Médico. “Essa ação permite aos alunos desenvolverem habilidades contra as doenças imunopreveníveis. E a Unit contribui com as coberturas vacinais do município, por meio de bens de serviços”, afirma a professora Maria Pureza Santa Rosa, coordenadora da área de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia da Unit Sergipe. 

Ao todo, 1 mil doses de Covid bivalente (com reforço anti-variantes) e 800 doses de Influenza estarão disponíveis para toda a comunidade acadêmica (alunos, professores e colaboradores), além de visitantes do público externo. 

Para receber a vacina, basta comparecer ao posto e apresentar a carteira de vacinação, o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e um documento de identidade (RG ou CNH). Os documentos serão avaliados pelos profissionais da SMS, que irão registrar as informações diretamente no prontuário eletrônico de cada usuário.

A parceria entre a Unit Sergipe e a SMS Aracaju soma-se aos esforços das autoridades de saúde para ampliar a cobertura vacinal e prevenir o surgimento de casos das doenças na capital sergipana. Ela também chama a atenção do público interno e externo para a importância de manter a vacinação em dia. 

“A vacinação é uma prática de relevância em saúde pública, que previne doenças emergentes e reemergentes. Uma vez melhorando os indicadores vacinais, reduzimos índices de morbimortalidade, evitamos o surgimento de doenças erradicadas. Trata-se de uma prática da vigilância epidemiológica, e de competência e gerenciamento do enfermeiro”, explica Pureza. 

Unit + Vida

O curso de Enfermagem da Unit Sergipe vai promover ainda outra ação de promoção à saúde. É o projeto Unit + Vida, realizado em parceria com o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), e igualmente com a participação direta dos estudantes. A ação visa mobilizar e estimular a comunidade acadêmica para a doação de sangue e de medula óssea.

Ela acontecerá nesta quarta-feira, 24, das 8h às 17h, nas salas 03, 04, 05, 08, 12 e 13 do bloco C do Campus Farolândia. Serão coletadas doações de sangue, além do cadastramento de possíveis doadores de medula óssea. 

“O objetivo é subsidiar o Hemose na aquisição de potenciais doadores de hemoderivados e medula óssea, assim como desenvolver no acadêmico de Enfermagem o compromisso com a vida, com os serviços de saúde e com a sua performance profissional, enquanto gestor que lidera equipes, planeja estratégias, executa, avalia e faz parte dos processos decisórios”, acrescenta a professora Juliana Musse, coordenadora operacional do curso de Enfermagem.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: