ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunas de Arquitetura e Urbanismo estão na Espanha para concluir TCC

Heloisa Almeida e Nayara Silva de Oliveira já estão participando das aulas em Valladolid para finalizar o Trabalho de Conclusão de Curso

às 12h10
Compartilhe:

As estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit), Heloisa Almeida e Nayara Silva de Oliveira, que fazem parte do Programa Laboratório Social, uma iniciativa da Mobilidade Acadêmica já estão na Universidade de Valladolid, na Espanha, para finalizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

Na pesquisa, as estudantes trabalharão com soluções para a criação de uma escola de música e uma de biblioteca pública municipal, em São Cristóvão, explica o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, Ézio Déda.

“Essa experiência de intercâmbio possibilita trocas de experiências e ampliação das potencialidades de atuação profissional do futuro arquiteto. A Espanha tem uma importância muito grande no panorama da arquitetura mundial, desde os monumentos históricos, perpassando pela genialidade de Gaudí, até a exuberância da arquitetura contemporânea de Santiago Calatrava. Estou orientando as duas alunas, Anna Heloísa e Nayara, que estão desenvolvendo projetos de intervenção em edifícios históricos de São Cristóvão. Ambas estão em Valladolid tendo a oportunidade de complementar seus conhecimentos e acrescentar conteúdos estratégicos aos seus respectivos TCC’s”, destaca.

A construção de locais para uso social aproveitando estruturas antigas faz parte dos problemas sociais pautados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ambas as intervenções são em prédios históricos e consideramos a adaptação do prédio preservando a arquitetura original de acordo com as regras do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O projeto de Heloísa Almeida tem como tema: “Biblioteca Municipal de São Cristóvão – Projeto Arquitetônico de Adaptação e Instalação em Edificação Antiga”. Já Nayara está produzindo o seu TCC com o tema: “Escola de Música de São Cristóvão – Projeto Arquitetônico de Adaptação e Instalação em Edificação Antiga”.

No início do mês, as alunas embarcaram para a Espanha. Elas contam que tem sido uma experiência atípica e bastante proveitosa.

“Minha estadia aqui na Espanha está sendo ótima. O professor Ivan Ricon da Universidade de Valladolid me recebeu muito bem, apresentou toda a estrutura dos pavimentos da universidade, salas de aula, sala de maquetaria, biblioteca, área de estudo, setor de restauro arquitetônico (que de certa forma é proveitoso para meu projeto), conheci também uma parte do corpo docente, expus meu TCC para o professor Ivan e ele super abraçou o projeto, me deu total apoio. Toda semana tenho orientação com Ivan, e a cada encontro percebo o quanto estou amadurecendo como ser humano, como profissional, o quanto minha visão está cada dia mais abrangente, sei que muito breve irei colher bons frutos de toda essa experiência acadêmica”, declara a estudante, Nayara Silva de Oliveira.

Para Anna Heloísa, a experiência também tem sido muito proveitosa. “A primeira semana foi bem desafiadora, a começar pelo frio que faz aqui na cidade chegando a bater 5º graus. Na universidade fomos apresentados aos alunos, aos programas de mestrado e doutorado, todos os laboratórios utilizados pelos arquitetos e estudantes da universidade para produção de material de estudo. Os assessoramentos aos projetos são feitos de forma individual com cada professor, também estamos participando de palestras e congressos que agregam não somente no nosso projeto atual, mas também na carreira profissional em geral”, diz.

Ambas as estudantes escolheram como tema a revitalização de prédios antigos da cidade histórica de São Cristóvão com o intuito de utilizar como temática a concepção projetual de soluções arquitetônicas e/ou urbanísticas para áreas de vulnerabilidade social envolvendo o Patrimônio e as ODS. Está previsto que as estudantes apresentem o TCC na Espanha no início de junho e depois retornem ao Brasil para apresentar na Unit.

Leia mais: Estudantes de Arquitetura concluirão TCC na Espanha

Compartilhe: