ESTUDE NA UNIT
MENU

Ações estimulam imunização e doação de sangue da comunidade acadêmica e entorno

Parceria entre Unit, SMS Aracaju e HEMOSE promove campanha de vacinação e incentiva doações de sangue e medula óssea na comunidade.

às 21h45
Compartilhe:

O curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nos dias 24 e 25, aplicação de vacinas no Campus Farolândia, visando ampliar a cobertura vacinal da região. A ação teve um total de 553 vacinas aplicadas, sendo 252 contra a Covid-19 e 301 contra o vírus influenza tanto entre colaboradores e alunos, quanto entre comunidade externa.

“A parceria Unit com a SMS na campanha de vacinação possibilita que os alunos de Enfermagem coloquem em prática os conhecimentos e habilidades técnicas relacionadas à imunização, uma vez que precisa analisar todos os critérios antes da aplicação da vacina e o histórico individual de cada pessoa, mas também representa uma grande oportunidade de promover a conscientização social quanto à importância de aderir à imunização como ação que fortalece a saúde individual e coletiva”, explica a coordenadora operacional do curso, professora Juliana Musse.  

Para ela, esta é uma oportunidade valiosa de ampliar a cobertura vacinal, uma vez que a imunização desempenha um papel fundamental na prevenção da disseminação de doenças e no combate a epidemias. “Através dessas ações, é possível proteger a comunidade e garantir o bem-estar coletivo”, completa.

A discente do 10º período do curso de Enfermagem, Emilly Lessa, acredita na ação para aprimorar seus conhecimentos na prática. “A habilidade técnica é a principal desenvolvida, principalmente por estarmos aplicando a vacina diretamente no público. Também desenvolvemos a habilidade de conhecimentos, pois entendemos vários aspectos da aplicação de cada vacina, como indicações, idade, proteção que a vacina pode trazer, entre outras”, complementa. 

A colaboração entre a Unit e a SMS Aracaju fortalece os esforços das autoridades de saúde na luta contra a propagação dessas doenças. “A Unit é sempre parceira em campanhas de imunização do município. Durante a pandemia, a Instituição foi importante para que Aracaju conseguisse vacinar grande público, cedendo espaço e equipes. Agora, a Secretaria está fazendo parcerias levando vacina contra Covid e contra Influenza, a fim de aumentar a cobertura vacinal e facilitar o acesso do usuário. Mais uma vez, a Universidade Tiradentes é receptiva com ações de assistência à saúde e agradecemos porque a imunização é a forma mais segura de controlarmos os vírus de síndromes gripais”, afirma Larissa Ribeiro, coordenadora de Imunização de Aracaju.

Unit + Vida

Outra ação voltada para a saúde ocorreu também no dia 24, em parceria com o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), quando foram coletadas 117 doações de sangue e 55 cadastramentos de possíveis doadores de medula óssea. Intitulado como Unit + Vida, a ação de promoção à saúde também foi engajada pelo curso de Enfermagem da Unit.

De acordo com a responsável pela mobilização, professora do curso de Enfermagem, Rebeca Gois, esse projeto de caráter social busca estimular a doação de sangue entre a comunidade acadêmica. “Além disso, buscamos que nossos alunos dos últimos períodos de Enfermagem possam entender como ocorre a organização de uma campanha de saúde como essa”, comentou, informando que cerca de 88 alunos participaram do projeto, atuando em diferentes frentes (na parte logística, na operacional e divulgação).

A acadêmica do 9º período do curso de Enfermagem, Luyse Suyanne, estava em atividade prática durante a ação, auxiliando nas coletas, destaca o cuidado que é preciso ter nestes momentos. “Com certeza [a doação de sangue] é um método muito humano de salvar diversas vidas, pois com uma bolsa é possível salvar diversas pessoas. Para a gente que está na prática da profissão, aprendemos todo o processo feito com o sangue, desde a triagem, coleta e também testes feitos após a doação”, comenta. 

Durante o evento, Luana Pinheiro, estudante do curso de Enfermagem, realizou sua primeira doação de sangue. “É muito importante realizar essas doações, principalmente porque ajudam muitas pessoas que precisam. Sempre vejo postagens pedindo doações de sangue. Fico muito feliz em sentir que estou ajudando”, compartilha. 

Por Raquel Passos e Álvaro Ruan Fonseca (estagiário)

Leia mais: Unit + Vida: projeto de doação de sangue é retomado após dois anos

Compartilhe: