ESTUDE NA UNIT
MENU

GincaJUnit acontece pela 13ª vez no campus Estância

Objetivo do evento é incentivar a criatividade, cooperação e responsabilidade social. Nesta edição, mais de 03 (três) mil quilos de alimentos não-perecíveis foram arrecadados.

às 20h32
Compartilhe:

A cidade de Estância é conhecida pelo tradicional barco de fogo que marca a época mais esperada não somente pelo estanciano, mas pelo nordestino: o mês de junho e seus festejos. Diante desse contexto, a Universidade Tiradentes (Unit), por meio do Campus Estância, realizou a 13ª edição da Gincana Junina Universitária, a GincaJUnit.

A iniciativa aconteceu no último dia 25, envolvendo todos os estudantes matriculados nos diversos cursos de graduação do campus, nas modalidades presencial e a distância, com o objetivo de incentivar a criatividade, responsabilidade, solidariedade, cooperação e proatividade, além de desenvolver o espírito participativo.

A diretora da Unit Campus Estância, professora Adriana Rocha, comemora os resultados de mais esta edição do evento. “A Gincana Junina tem como objetivo promover a integração entre alunos e cursos, encerrando o semestre letivo com chave de ouro. Na questão do resgate cultural das nossas raízes, tendo em vista que os festejos juninos de Estância são muito fortes. Fizemos um verdadeiro esquenta da Salva Junina! Este ano me chamou atenção que familiares e amigos estiveram presentes para acompanhar a festa muito animada e competitiva”, declara.

Dentre as tarefas, montar barraca, apresentar a rainha da GincajUnit, dança dos alunos e arrecadação de alimentos não-perecíveis. “Foram cerca de 3mil quilos de alimentos, sendo que o curso de Medicina, vencedor da tarefa, arrecadou mais de 900 quilos. Percebemos como todos os alunos do campus dialogam e conseguem interagir e apresentar de forma muito glamourosa e bonita. Foi uma noite de muito engajamento, participativa e ainda contou com a presença do prefeito”, revela a diretora do campus, Adriana Rocha.

“Com a GincaJUnit, a gente conhece ainda mais sobre nossa cultura, além de aprender mais e para a gente que estuda EAD, estar aqui, junto, em equipe, é muito bom. Essa é a segunda vez que participo e tenho colocado em prática o que aprendemos de atividades lúdicas e pedagógicas”, conta a estudante do 5º período do curso de Pedagogia da Unit EAD, Rute de Jesus Santos.

Já para a aluna do 7º período de Enfermagem, Isadora Santos, a união de todos os períodos do curso foi a parte mais interessante. “Foi um trabalho muito árduo e muito bom porque a gente conseguiu juntar todos os períodos e trabalhamos em equipe e união. Todo mundo trabalhou de forma multidisciplinar fazendo jus à Enfermagem, que é isso: trabalhar em união e continuidade e foi isso que construímos hoje aqui”, diz.

Como não podia deixar de ser, ainda teve apresentação do barco de fogo e de espadas em uma área livre do campus.

GincaJUnit

Mesmo durante o período de pandemia, a gincana universitária não deixou de acontecer. Em 2020 e 2021, o evento ocorreu em formato virtual, com transmissão via YouTube da Unit.

Leia mais: Campus Unit Estância: há 20 anos transformando a região

Compartilhe: