ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudante de Engenharia Mecânica realiza pesquisa sobre tratamento de água real

Giordano Bruno Lima Andrade pesquisa sobre a Otimização do Uso de Produtos Químicos no Processo de Coagulação/Floculação de uma Estação de Tratamento de Água Real

às 15h08
Estudante de Engenharia Mecânica, Giordano Bruno Lima Andrade
Estudante de Engenharia Mecânica, Giordano Bruno Lima Andrade
Compartilhe:

Os estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) veem na Iniciação Científica (IC) a oportunidade de realizar pesquisas que irão melhorar a qualidade da população. Foi pensando em como melhorar a qualidade da água que o estudante do curso de  Engenharia Mecânica, Giordano Bruno Lima Andrade, começou a estudar sobre a Otimização do Uso de Produtos Químicos no Processo de Coagulação/Floculação de uma Estação de Tratamento de Água Real. 

Para realizar seu estudo, Giordano começou a trabalhar no Laboratório de Tratamento de Resíduos e Efluentes (LTRE) do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) junto à professora Eliana Cavalcante. Ele conta que escolheu esse tema por identificação. “É um tema bastante interessante, onde todos estamos envolvidos de alguma forma, e poder ajudar e melhorar o tratamento de água é extremamente importante e gratificante”, diz.

O estudante explica que os parâmetros analisados são diversos para obter um maior controle e eficiência. “Foram verificados itens como: pH, temperatura, cor, turbidez, oxigênio dissolvido, demanda química de oxigênio, dureza, alcalinidade, condutividade elétrica e sólidos dissolvidos totais. A otimização do tratamento de água levará uma melhor qualidade de água para a sociedade, tanto pela melhor eficiência no tratamento quanto pela menor dosagem de produtos químicos utilizados”, explica.

Quando ele começou a estudar sobre o tema, percebeu que estava no caminho certo. “É uma área de extrema importância social, ecológica e que me deixa bastante empolgado de poder contribuir de alguma forma. Por isso, decidi estudar maneiras de otimização do uso de produtos químicos no processo de coagulação/floculação de uma estação de tratamento de água real”, enfatiza.

Ele ressalta a qualidade da estrutura oferecida pela Unit. “No ambiente do laboratório os professores, monitores e colegas estão ali para compartilhar conhecimento, tirando dúvidas e incentivando a curiosidade. É um ambiente de constante aprendizado. Sem dúvida alguma, a disponibilidade de laboratórios bem preparados, uma estrutura que nos trás conforto para aprender e correr atrás do que sonhamos é uma enorme contribuição”, destaca.

Giordano participa de projetos do laboratório de  LTRE e tem perspectivas futuras para trabalhar em indústrias. “Agora estando em mais da metade da Iniciação Científica, pretendendo fazer outra, com outro tema, ainda pesquisando sobre isso, além de estar procurando um estágio também. Meu objetivo é continuar na pesquisa. A IC me fez perceber que quero seguir essa carreira, é uma carreira bastante ampla com infinitas possibilidades de trabalhos. Isso me dá liberdade sobre assuntos que quero estudar, pesquisar e desenvolver sobre”, afirma.

Leia mais: Saiba como funciona a estrutura organizacional da Iniciação Científica na Unit

Compartilhe: