ESTUDE NA UNIT
MENU

Livro que conta a história e tradição de Goiana tem apoio do GT

1.100 exemplares foram impressos por meio da EdUnit e o lançamento acontecerá em evento da União de Vereadores de Pernambuco, de 27 a 30 de julho, em Goiana (PE).

às 20h47
Compartilhe:

O Grupo Tiradentes, por meio da Editora Universitária Tiradentes, viabilizou a edição e impressão de 1.100 exemplares do livro “Goyanna: Tradição e Oralidade em quadrinhos”. O lançamento do livro acontecerá durante o evento da União de Vereadores de Pernambuco, na Unidade Sesc Ler, de 27 a 30 de julho, em Goiana (PE), onde está instalada a Faculdade Tiradentes (FITs) com oferta do curso de Medicina.

O autor do livro, professor Marcos Paulo, que atua no cerimonial da Câmara Municipal de Goiana, acompanhou a solenidade de entrega do Título de Cidadania destinada ao magnífico reitor da Universidade Tiradentes e presidente do Conselho de Administração do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça, em novembro de 2022. Durante a solenidade, Marcos Paulo foi tocado pela mensagem do professor Uchôa e buscou meios de firmar parceria com o GT.

“Para nós é motivo de glória ter a FITs em Goiana, na cidade que é berço do pai da medicina brasileira. E o contato com o reitor, foi após a solenidade de entrega do Título de Cidadania Goianense, na Câmara Municipal de vereadores, casa em que estou cedido hoje. Seu discurso fez com que os laços se estreitassem ainda mais. Quando recebeu a honraria, seu discurso contagiou a todos, inclusive a mim. Fiquei instigado a conhecer Aracaju e o campus Farolândia para falar do meu trabalho e ele prontamente se dispôs em fazer com que a história de Goiana em quadrinhos se tornasse realidade”, detalha Marcos Paulo.

Seu sonho é ampliar o acesso da leitura desse livro para que mais pessoas, dos mais variados perfis, conheçam seu enredo histórico, lúdico e didático. “Com este trabalho em quadrinhos, pretendo que a juventude, adultos e idosos se interessem pela leitura que tem a história do lugar, desenvolvendo o espírito de pertencimento, o apego ao lugar e aprendizado da história, para que se apropriem e falem das grandezas e glória de Goiana; esta que é terra dos caboclinhos, das populações ribeirinhas e é a primeira cidade de Pernambuco a abolir a escravidão”, relata.

“Foi um presente que nunca esperei receber e hoje estou feliz principalmente pela história da cidade de Goiana. Espero que o Grupo Tiradentes não falhe e seja um contribuinte da prefeitura e autoridades de Goiana para que tudo que eles se predisponham a fazer pela sociedade, tenha sucesso”, revela Jouberto Uchôa de Mendonça.

De acordo com o representante da Editora Universitária Tiradentes (Edunit), Igor Lino, 1.100 exemplares foram entregues ao autor do livro, professor Marcos Paulo. “A parceria da EdUnit para a produção desse livro foi por meio da formatação do material contemplando as normas da Universidade Tiradentes, além da comunicação da Editora. Após estas ações, 1100 exemplares foram cedidos para os autores com o objetivo de serem distribuídos”, conta. 

Para o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento, ter a oportunidade de apoiar esse tipo de iniciativa reforça o compromisso da instituição perante a agenda ESG. “Que, por sua vez, envolve governança e responsabilidade social, contemplando difusão da cultura local. O apoio do Grupo Tiradentes na publicação dessa revista, que conta a história do município, é fundamental para preservação da memória para que as novas gerações não só valorizem, mas continuem construindo uma linda história na cidade que é um berço cultural importante do estado de Pernambuco e que cada vez mais o GT quer consolidar-se na oferta não só do curso de Medicina, mas no fortalecimento dos equipamentos de saúde que existem na cidade”, explica.

Exemplares ficarão disponíveis na Biblioteca Central Jacintho Uchôa, no campus Farolândia, bem como na biblioteca situada na FITs Goiana.

A obra

Com o título “Goyanna: Tradição e Oralidade em quadrinhos”, a obra possui um roteiro rico em fatos e personalidades históricos. “No enredo, dez estudantes visitam a cidade e conhecem a história em um misto de personagens mortos e vivos – nas páginas desfilam pessoas mortas e outras que estão na cidade, contemporâneas, uma vez que Goiana tem 454 anos, cidade histórica do Brasil”, encerra o autor Marcos Paulo.

Leia mais: EdUnit celebra 10 anos do Portal de Periódicos do Grupo Tiradentes

Compartilhe: