ESTUDE NA UNIT
MENU

Dia dos avós: como chegar conquistar qualidade de vida para aproveitar a melhor idade

Paimi e MASTERFITTS realizam atividades de integração e socialização para incentivarem os idosos a terem qualidade de vida

às 12h55
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Acervo Unit
Integrantes do MASTERFITTS
Atividades lúdicas do PAIMI
Atividades lúdicas do PAIMI
Compartilhe:

O Dia dos Avós é comemorado no dia 26 de julho, Dia de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus. A data foi escolhida pelo papa Paulo VI, no século XX, para homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus. Esses dois personagens históricos e bíblicos foram canonizados no século XVI pelo papa Gregório VIII por serem pais da mãe de Cristo e por terem-na concebido, segundo a tradição cristã, mediante ação milagrosa, já que o casal, à época, era considerado estéril.  

No Brasil, a data é popularmente conhecida como Dia da Avó ou Dia da Vovó. Sua origem é portuguesa e tem como incentivadora Ana Elisa Couto (1926-2007), chamada de Dona Aninhas, que ficou conhecida por defender a criação de uma data comemorativa em homenagem aos avós.

Em 1980, Dona Aninhas, avó de quatro netas e dois netos, ao considerar que as vovós e os vovôs são tinham devido reconhecimento, decidiu visitar vários países como: Brasil, Angola, Alemanha, Estados Unidos e outros, para que fosse instituído um dia de homenagem. A data foi estabelecida em 2003 em Portugal pela Assembleia da República.

Para a coordenadora do Programa de Assistência Integral à Melhor Idade (Paimi), Zulnara Mota, a data é uma forma de homenagear e lembrar a importância das pessoas que geralmente são as mais queridas e respeitadas dentro de uma família. “Os avós exercem papel importante em nossas vidas, devido a experiência e sabedoria que acumulam ao longo dos anos. Homenagear os avós é uma forma de agradecimento e toda a consideração e carinho recebido e direcionado aos netos pela graça de termos nessas pessoas a felicidade de nos sentirmos mães pela segunda vez”, destaca.

De acordo com Zulnara, a data é muito aguardada pelas idosas assistidas pelo Paimi. “Elas estão com certeza muito animadas. Como retornamos do recesso no dia 07 de agosto, a nossa comemoração será um pouco tardia. Pretendemos fazer uma pequena confraternização convidando os netos para abrilhantarem essa data tão especial para eles e a família Paimi”, afirma.

Longevidade e qualidade de vida

Para que os avós comemorem com saúde essa data tão especial é preciso que eles cuidem do corpo. É o que explica o coordenador do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH), doutor Estélio Henrique Martin Dantas.

“A prática regular de atividades físicas pode trazer inúmeros benefícios para a qualidade de vida da pessoa idosa. À medida que envelhecemos, o corpo passa por mudanças naturais que podem afetar a saúde e o bem-estar. No entanto, a atividade física pode ajudar a mitigar muitos desses efeitos negativos, proporcionando uma série de vantagens para os idosos”, aponta.

Estélio ressalta que as pessoas que praticam atividades físicas conseguem envelhecer com qualidade de vida. “A prática de exercícios traz melhoras a saúde cardiovascular, fortalece os músculos e ossos, melhora a flexibilidade e equilíbrio, reduz o risco de doenças crônicas, melhora o humor e reduz o estresse. Além disso, as atividades físicas estimulam a cognição, aumenta a autonomia e independência, promove a socialização e estimula o sono saudável”, evidencia.

“Em resumo, a prática de atividades físicas na terceira idade é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos idosos, proporcionando benefícios físicos, emocionais e sociais significativos. É importante ressaltar que antes de iniciar qualquer programa de exercícios, é recomendado que os idosos consultem um profissional de saúde para avaliar sua condição física e receber orientações adequadas para suas necessidades individuais”, enfatiza.

Projeto MASTERFITTS 

Os idosos que desejam uma vida mais saudável e ativa podem participar do Projeto MASTERFITTS é uma iniciativa abrangente e interdisciplinar, envolvendo os campos da Educação Física, Medicina e Psicologia para promover a longevidade e qualidade de vida em idosos por meio de um programa individualizado e controlado de exercícios de força muscular e palestras de educação para a saúde.

O Projeto MASTERFITTS está com inscrições abertas para atender pessoas a partir de 60 anos. Para realizar a inscrição, o candidato precisa trazer um encaminhamento do médico da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Para mais informações, entre em contato com as doutorandas: simone.ffreitas@souunit.com.br e karollyni.bastos@souunit.com.br. Ou então comparecendo no Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH), localizado na sala 02 do Bloco F, campus Unit Farolândia. 

*Com informações do Educa Mais Brasil

Leia mais: Masterfitts: A Saúde Física e Mental da Pessoa Idosa

Compartilhe: