Após uma longa jornada de estudos durante a graduação, 20 egressos do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) realizaram o Internato Médico no Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).
Fundado em 1897, o HAOC é uma instituição de referência em medicina de alta complexidade, que busca o protagonismo no desenvolvimento da saúde por meio da melhor experiência e resultado aos pacientes, da pesquisa, educação e inovação e do compromisso social. Possuindo a mais importante certificação da área da saúde: a Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde, o que assegura qualidade e segurança no atendimento.
A coordenadora do Internato, professora Wanessa Lordelo, explica que essa parceria com o Hospital iniciou por meio de um convênio, iniciado em 2021. “Nós escolhemos fazer essa parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz porque é considerado um hospital de referência no Brasil em diversas especialidades e para os nossos alunos, nesse último edital, pudemos oferecer as especialidades de Anestesiologia, Cirurgia Digestiva, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Cirurgia Torácica, Utologia, Neurocirurgia, Gastroenterologia, Oncologia e Hematologia, Ortopedia e Neurologia”, destaca.
Wanessa destaca que o internato é realizado com supervisão, seja em serviços próprios, convênios ou parcerias em diversas escolas médicas e hospitais associados. “A Coordenação do Internato, vinculada a coordenação do curso de Medicina, fica responsável pelos quatro últimos anos do curso, ou seja, do 9º até o 12º período organizamos toda a vida do estudante, gestão dos estágios, convênios com instituições parceiras e preceptores. No primeiro semestre de 2023, as turmas foram distribuídas por meses e pelas especialidades de interesse do aluno. Tivemos dois alunos em maio, três alunos em junho e 15 alunos em julho”, detalha.
Para a docente, é fundamental para a carreira profissional enquanto aluno participa de internatos, estágios e residências médicas. “Os nossos alunos têm a oportunidade de vivenciar uma experiência em um dos maiores hospitais do Brasil, de alta complexidade e com uma estrutura tecnológica de ponta, com equipamentos especializados para a melhor assistência ao paciente. Além de possuir uma infraestrutura de excelência que favorece a uma grande oportunidade de formação profissional, nossos alunos também têm a oportunidade de fazer o networking, possibilitando estreitar as relações e conhecer outros programas de residência médica”, ressalta.
De acordo com Wanessa, o diferencial do internato no HAOC se dá devido ao reconhecimento que possui. “Estar um um dos maiores hospitais do Brasil, conveniados com a instituição que arca com todos os custos do estágio para o aluno, ficando o aluno responsável apenas pela sua hospedagem, passagem, alimentação e deslocamento o aluno vivencia uma experiência prática realizando atendimentos aos pacientes em diversas especialidades, sempre sob supervisão de um médico especialista do hospital e participa das discussões científicas sobre os principais casos clínicos”, destaca.
*Com informações do Hospital Oswaldo Cruz
Leia mais: Egressos Unit se destacam em processos seletivos de residência