ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit recebe alunos com diversão, acolhimento e orientação 

Programação de boas-vindas para estudantes oferece espaço de descompressão com jogos e estandes com programas e serviços voltados para alunos calouros e veteranos

às 12h00
A programação de boas vindas nos campi contou com espaço para jogos e estandes com os programas de apoio e serviço aos estudantes da Unit (Asscom Unit)
A programação de boas vindas nos campi contou com espaço para jogos e estandes com os programas de apoio e serviço aos estudantes da Unit (Asscom Unit)
Compartilhe:

Um clima de descontração e curiosidade marca o início do semestre letivo 2023-2 na Universidade Tiradentes (Unit), que está promovendo uma programação especial de boas-vindas em suas unidades de Sergipe. Calouros, veteranos e visitantes vêm sendo acolhidos com uma série de atividades lúdicas e informativas. No Campus Farolândia, em Aracaju, as ações começaram nesta segunda-feira, 7, e terminam nesta sexta, 11, com destaque para um espaço de descompressão montado na entrada do Minishopping. 

Neste espaço, muita gente aproveitou a visita ou os intervalos entre as aulas para relaxar e se divertir nos jogos colocados à disposição do público, como sinuca, pebolim, aqua-hóquei e fliperama. Outros aproveitaram o espaço para tomar um lanche ou apenas colocar a conversa em dia. “Achei muito bom, porque é até pra gente esvaziar um pouco a mente. É começo de período, todo mundo fica um pouco aflito e com bastante vergonha, mas isso é bom para a interação dos alunos”, afirma a aluna Kadydja Rebecca, do quarto período de Direito. 

Entre os visitantes que passaram pelo Campus Farolândia, estavam muitos alunos do Ensino Médio e integrantes do programa Jovem Aprendiz, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Eles aproveitaram a programação para conhecer mais sobre a estrutura da Unit e de seus cursos. “Eu gostei bastante e achei elegante. Gostei da estrutura, do espaço, da vivência… de tudo, praticamente. Conheci a Unit há pouco tempo. Se eu me imagino fazendo um curso aqui? Quem sabe daqui há um tempo, né?”, disse o aprendiz Ives Lohan Oliveira Santos. 

O espaço contou ainda com vários estandes montados para apresentar a universidade aos novos alunos e aos visitantes. Entre eles, estão os das atléticas universitárias, criadas pelos estudantes dos cursos para promover o esporte universitário. “Isso faz com que os calouros venham e entrem para as atléticas para fazer esportes, participar de eventos e de várias outras coisas. A gente tem o foco de integrar todos os períodos, ter essa comunicação e engajamento no lado social. Queremos fazer com que não só os calouros mas também os veteranos topem participar dos esportes e se aventurar”, explica o estudante de Biomedicina Renato Elias Júnior, que é assessor de eventos da atlética BioSpartan.

Programas para o aluno

Também estiveram presentes os programas de apoio e serviço aos estudantes da Unit, cujos representantes promoveram dinâmicas, rodas de conversa e outros momentos de interação e apresentação. Pela manhã, o Tiradentes Innovation Center fez uma visita guiada no Bloco A do Campus, onde apresentaram a sua estrutura, as startups ali desenvolvidas e um bate-papo sobre inovação. 

Ao longo do dia, outras atividades foram realizadas pelos núcleos e gerências de Relações Internacionais, Pesquisa e Extensão, Unit Idiomas, Unit Esportes e Unit Carreiras. as interações giraram em torno de temas como serviços acadêmicos, empregabilidade e oportunidades de estágio; programas de internacionalização, cursos de idiomas, prática de esportes e atividades físicas (com opções disponíveis no campus); e programas institucionais de pesquisa e extensão. As possibilidades de fazer um estágio durante o curso é um dos assuntos mais abordados pelos estudantes que procuram os estandes da Unit montados no Minishopping. 

Segundo Wagner Santos, analista que atua no Unit Carreiras, muitos calouros querem saber se há vagas de estágio e se já podem estagiar a partir do primeiro período. “A gente explica que isso fica a critério de cada empresa, pois a lei não tem uma obrigatoriedade de cada período, bastando apenas que o aluno esteja matriculado. Explicamos também que nós temos várias vagas de estágios, contato com as empresas, um portal onde a gente divulga diariamente as vagas de estágio de empregos… e o aluno também tem o direito de aprender como elaborar um currículo, que é o primeiro passo para ingressar no mercado de trabalho”, detalhou ele. 

Outro tema que desperta a curiosidade dos calouros são os programas de internacionalização, como o ProMAI (Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional) e o Buddy, que acolhe alunos estrangeiros em mobilidade acadêmica na Unit. “A gente tem notado que muitos estudantes, e até mesmo pais de alunos, têm procurado a Unit por causa da internacionalização. As oportunidades têm se espalhado. E não apenas para participar da mobilidade internacional, mas também das ações internas como o Buddy, que dá a chance de fazer networking, conhecer outras culturas sem precisar fazer mobilidade. Eles estão abrindo o leque de opções”, revela a assessora de Relações Internacionais da Unit, Stephanie Donald. 

Último dia

A programação de boas vindas nos campi da Unit termina nesta sexta-feira, 11, com a continuação das dinâmicas, rodas de conversa e apresentações dos núcleos no Campus Farolândia, além de shows musicais do cantor Igor Santana e das bandas MPBIS e Os Faranis. A programação também acontecerá nos campi de Itabaiana e Estância, também com shows musicais. Já em Propriá, as atividades começaram nesta quinta, 10, e também terminam na sexta. A programação completa pode ser conferida aqui. 

Leia mais:
Programa Buddy está de volta na Unit!
Retorno do semestre letivo é marcado com melhorias em campi

Asscom |  Unit

Compartilhe: