ESTUDE NA UNIT
MENU

‘Trem Dourado’ leva aprendizado sobre a importância da amamentação

Iniciativa sobre a importância do leite materno para a saúde dos bebês foi promovida na Maternidade Lourdes Nogueira, com a participação de professores e estudantes da Unit

às 12h59
O Trem Dourado da Amamentação, ação relativa à campanha Agosto Dourado, teve a participação de alunos e professores de saúde da Unit (Divulgação)
O Trem Dourado da Amamentação, ação relativa à campanha Agosto Dourado, teve a participação de alunos e professores de saúde da Unit (Divulgação)
Compartilhe:

Alunos e professores dos cursos de Saúde da Universidade Tiradentes (Unit) participaram nesta sexta-feira, 11, do Trem Dourado da Amamentação, promovido pela Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS). A ação relativa à campanha Agosto Dourado ocorreu na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, no bairro 17 de Março, e teve o objetivo de orientar e conscientizar o público para a importância do leite materno para a saúde dos bebês. 

Ao longo da tarde, as estudantes juntaram-se às equipes da maternidade e percorreram as salas e leitos com cartazes e músicas que incentivam a amamentação e ressaltam seus benefícios, garantindo um clima lúdico e acolhedor para as mães e os bebês atendidos na unidade. “Pra gente, que é estudante, isso reforça cada vez mais a importância do aleitamento materno, as suas indicações e os seus benefícios”, destaca o estudante Horley Neto, do curso de Medicina. 

“Foi uma experiência incrível, já que a gente está entendendo como é essa conscientização do Agosto Dourado. Estamos conseguindo visualizar na prática a importância disso, vendo as mães amamentando e tomando mais consciência sobre a importância de amamentar”, disse a estudante Fabianny Gladysta, do curso de Enfermagem. 

Além de informações, dicas e cuidados sobre as formas corretas de amamentação (do preparo à conclusão), as mães foram orientadas sobre políticas públicas e direitos garantidos em lei para assegurar o direito à amamentação adequada das crianças, o que inclui a licença-maternidade (entre 120 e 180 dias), instituída por lei federal desde 1943, e, principalmente, a reserva de salas especiais de amamentação para as mães que já retornaram ao trabalho. A mensagem foi em consonância com o tema da campanha Agosto Dourado para este ano: “Fortalecendo a amamentação: apoiando pais que trabalham”. 

“Uma pesquisa recente feita pelo Unicef mostrou que bebês não amamentados têm 14 vezes mais chances de morrer do que os bebês que têm aleitamento materno exclusivo. Essas leis que protegem a amamentação aumentam em 30% o aleitamento materno exclusivo. As salas de apoio à amamentação, que são salas que têm uma estrutura mais simples, onde essas mães que voltam a trabalhar aos quatro meses e precisam amamentar até os seis podem ordenhar o leite, refrigerá-lo e entregá-lo a outra pessoa para dar ao seu bebê”, destaca a professora Izailza Matos, docente de Medicina e supervisora do internato de Pediatria. 

Izailza, que também é presidente da Sosepe, também fez um balanço positivo sobre o engajamento e a participação do público e dos estudantes na campanha. “Nesse momento que estamos formando profissionais da saúde aprendemos todos juntos com as mães dando depoimento da importância do apoio e conhecimento a respeito desse ato que salva vidas. As músicas e a motivação de todos nos deixaram literalmente ‘banhados’ de leite materno”, comemora.

Outras ações

A campanha foi instituída internacionalmente em 1992, por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de promover e incentivar o aleitamento materno. Dela, faz parte a Semana Mundial da Amamentação, entre 1 e 7 de agosto, com envolvimento de 120 países e traduzido para 14 idiomas. 

No Brasil, uma lei federal de 2017 instituiu o Agosto Dourado como o mês do aleitamento materno e determina que durante todo o período sejam realizados eventos, palestras, campanhas de divulgação, ações e reuniões com a comunidade. De acordo com a professora Izailza, o nome surgiu “porque o leite materno é ouro, o sangue branco que repercute positivamente na saúde materna e da criança com benefícios que se prolongam para a fase adulta”.

As ações relacionadas ao Agosto Dourado prosseguem ao longo deste mês, com lives das redes sociais da Sosepe, entrevistas e comemorações em outras maternidades, hospitais e bancos de leite de todo o Estado. O encerramento da campanha será no dia 31, às 8h, com um evento no auditório do Bloco G do Campus Farolândia da Unit. Será um debate com o com o tema “Perspectivas das mães trabalhadoras”. Entre as participantes, estão a advogada Carolina Teixeira de Menezes e da defensora pública Maria Lilian Carvalho, além de mães trabalhadoras e empresas sergipanas que protegem e apoiam a amamentação. 

Leia mais:
Aleitamento materno: mães compartilham experiências com estudantes
Professora recebe certificação internacional em amamentação

Compartilhe: