ESTUDE NA UNIT
MENU

13ª Jornada de Nutrição discute tendências da profissão no futuro  

Com o tema central 'Tendências para uma Nutrição do Futuro', a Jornada de Nutrição marca a comemoração dos 13 anos do curso na Unit.

às 21h56
O evento que marca os 13 anos do curso de Nutrição da Unit é gratuito e aberto à participação de todo o público, com vagas limitadas (Divulgação/Unit)
O evento que marca os 13 anos do curso de Nutrição da Unit é gratuito e aberto à participação de todo o público, com vagas limitadas (Divulgação/Unit)
Compartilhe:

O curso de Nutrição da Universidade Tiradentes (Unit) vai promover, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, a XIII Jornada de Nutrição, com o tema ‘Tendências para uma Nutrição do Futuro’. O evento, que marca a comemoração dos 13 anos do curso, acontece no Auditório Padre Melo (Bloco D do Campus Farolândia). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo sistema Magister, através do link disponível no site do evento. Voltado aos estudantes e professores do curso de Nutrição, a semana acadêmica também é aberta para toda a comunidade acadêmica e para o público externo. 

Entre os temas que serão abordados, estão a insegurança alimentar, o atendimento nutricional a crianças, gestantes e nutrizes, formas de tratamento para problemas alimentares, consultoria em nutrição e empreendedorismo na área. O fio condutor dos debates será as perspectivas de mercado que os alunos de Nutrição terão após a formatura. “A gente sabe que a nutrição é extremamente vasta, e o mercado de trabalho de trabalho da nutrição hoje no Brasil está em franca ascensão, por conta dos problemas nutricionais da população. E a gente vai discutir na jornada, trazendo profissionais que tragam esse olhar com a perspectiva do futuro desse estudante hoje e amanhã no mercado”, explica o coordenador do curso, professor Hugo Xavier. 

Esta perspectiva passa pelas mais amplas possibilidades da Nutrição, que vai desde a área clínica até à formulação de políticas públicas, passando pelas áreas de indústria de alimentos e/ou suplementos, gestão, marketing, produção de alimentos, etc. O cenário vem exigindo que o nutricionista do futuro amplie cada vez mais seus estudos na área da saúde, adapte-se às redes sociais e estimule cada vez mais os hábitos alimentares, aproveitando o crescente interesse da população pelas questões alimentares e nutricionais.

Na visão de Hugo, esse interesse reflete uma preocupação constante com a melhoria dos hábitos alimentares. “E isso não é apenas fazer dieta. É na verdade fazer uma reeducação alimentar. Hoje, a mídia tem divulgado muito essa necessidade, em associação com a Educação Física e a Psicologia, associando o corpo à mente. A Nutrição vem alicerçando esses profissionais, e essa preocupação é muito eminente na população, até porque mais de 50% da população está com excesso de peso e na contrabalança disso, a gente tem uma insegurança alimentar ainda muito grande e evidente no nosso país. A população está realmente preocupada em como se alimentar melhor”, ressalta ele.

A participação de convidados regionais e nacionais, incluindo vários nutricionistas egressos da Unit. Para o coordenador, isso demonstra a boa qualidade do curso de Nutrição e dos profissionais ali formados, como fruto de um conteúdo acadêmico cada vez mais antenado com a realidade atual da profissão. “O mercado absorve muito esse profissional, porque a gente tem uma estrutura curricular diversa, vasta, com vários temas. E a cada dois anos, a universidade renova essa estrutura curricular, investe cada vez mais, e o nosso aluno está saindo daqui cada vez mais preparado para o mercado de trabalho”, destaca Xavier. 

Leia mais: Alunos de Nutrição promovem iniciativa sobre educação alimentar

Compartilhe: