ESTUDE NA UNIT
MENU

Aula inaugural dá início ao semestre 2023.2 da Psicologia

Evento contou com apresentação de peça teatral e palestra com pesquisador da UFS sobre os Desafios e Perspectivas para a Psicologia nos tempos atuais.

às 21h41
Compartilhe:

Um evento de boas-vindas realizado nesta sexta-feira, 25, marcou o início das atividades do período 2023.2 no curso de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit). A aula inaugural reuniu calouros, veteranos e professores no Auditório Padre Arnóbio, no Bloco D do Campus Farolândia, além de comemorar o Dia do Psicólogo, assinalado no próximo domingo, 27. 

Durante a manhã, todos interagiram em apresentações sobre as ligas acadêmicas e os setores da Unit, como a Internacionalização, o Unit Carreiras, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) e o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (Napps). Os alunos foram orientados sobre como aproveitar e buscar as oportunidades e serviços de apoio durante o curso. 

O evento contou ainda com uma apresentação do grupo teatral Um Dia Éramos Cinco, formado por pessoas que atuam no campo da saúde mental em Aracaju. Ele trouxe ao palco a esquete “Paciência”, que tem o objetivo de provocar reflexão sobre o papel da psicologia e dos profissionais da área no cuidado com o outro e no respeito à diversidade humana. Houve ainda uma mesa-redonda sobre Protagonismo Estudantil, com a participação de alunos que participaram de programas de intercâmbio, como o MIT GSL, e de programas de extensão como o Projeto Rondon. 

Para a coordenadora do curso, professora Jamille Figueiredo, o início do semestre traz a expectativa de uma maior atuação dos professores e alunos em eventos e atividades práticas. Entre os eventos e projetos previstos para o ano, estão as Semanas da Saúde promovidas para os colaboradores da própria Unit e da Polícia Federal, além da Semana de Psicologia do curso e  de uma série de projetos de extensão e de iniciação científica. “Nossa missão é parabenizar e reconhecer os professores e alunos, mas também inspirá-los a sempre projetar essas carreiras, pensando em ser um profissional atual, ético e comprometido com as demandas sociais”, afirmou ela. 

Essa intensificação das atividades está mais presente com a inclusão da Psicologia no Projeto Inova Tiradentes , no qual os cursos adotam uma metodologia de ensino baseada na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), na qual os alunos atuam desde o 1º período com questões e problemas reais, advindos de demandas da sociedade, colaborando na criação de soluções e apresentando os resultados das intervenções. “O tempo inteiro, esses alunos estão estudando as teorias, mas já vislumbrando a aplicabilidade, e estão literalmente ‘saindo da bolha’, tendo contato com a população, com quem está na ponta e precisa dos serviços. Assim, a gente forma um profissional mais comprometido socialmente”, destaca Jamille. 

A ação foi encerrada com uma palestra do pesquisador sergipano André Faro Santos, professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pós-doutor em Saúde Pública e Saúde Mental pela Johns Hopkins University, em Baltimore (Estados Unidos). Considerado um dos cinco cientistas mais influentes da área de Psicologia no mundo, ele falou aos alunos sobre “Desafios e Perspectivas para a Psicologia na contemporaneidade”, destacando como a Psicologia e a área de Saúde Mental está sendo cada vez mais requisitada na sociedade e no mercado, a partir dos desdobramentos da pandemia da Covid-19. 

“É a gente tentar entender como a Psicologia vai se situar nos próximos anos, e especialmente na área de saúde mental, como vamos nos adaptar a esse cenário de ter saído da maior crise de saúde de todos os tempos, e como isso repercutiu na saúde mental da população. Isso vai exigir do futuro psicólogo uma maior capacidade de entender como as pessoas lidaram com a pandemia. A partir disso, já estamos percebendo e vamos começar a perceber ainda mais as repercussões”, disse André, acrescentando que a Psicologia é uma das profissões que mais cresceram no Brasil, tanto em termos quantitativos quanto em termos de demanda do mercado.

Alunos animados

Entre calouros e veteranos de Psicologia, o clima era de descontração e expectativa pelas ações e lições que virão ao longo do curso. A estudante Lorena Soares Gonzaga, do 1º período, conta que ficou “arrepiada e emocionada” com a peça “Paciência”, e disse que espera se apaixonar cada vez mais pela área de Psicologia, através dos conhecimentos adquiridos nas atividades práticas e teóricas. “Acho que a estrutura aqui é mais organizada e os professores são muito bons. Tenho uma irmã que está se formando em Medicina aqui na Unit, acredito que ela será uma excelente profissional, e quero o mesmo para minha carreira. E tenho uma expectativa alta pelo Projeto Inova, porque é uma forma que a gente vai ter de entrar no mercado de trabalho mais cedo”, afirmou. 

Para o aluno João Vítor Omena, do 4º período, a expectativa é de que haja a introdução de novas atividades e informações, além de uma maior interação com outros cursos e com outras áreas do conhecimento. “A minha expectativa é de que o curso continue a introduzir coisas novas, porque não param as matérias que nem são necessariamente Psicologia. Tudo que envolve algo mais abrangente é bem interessante. A gente sai da sala pra ver não só coisas relacionadas à psicologia, mas também a vivência, conversar com as pessoas”, disse ele. 

Leia mais: Curso de Psicologia realiza Semana de Psicoeducação

Compartilhe: