ESTUDE NA UNIT
MENU

XIII Jornada de Nutrição aborda as tendências para uma nutrição do futuro

A primeira noite do evento abordou o protocolo de atendimento na fertilidade com ênfase na mulher, com a mestre em Nutrição, Raquel Paixão Figueiredo

às 18h22
Foto: Luiz Dinarte/CCS
Foto: Luiz Dinarte/CCS
Foto: Luiz Dinarte/CCS
Foto: Luiz Dinarte/CCS
Foto: Luiz Dinarte/CCS
Compartilhe:

O curso de Nutrição da Universidade Tiradentes (Unit) deu início à XIII Jornada de Nutrição. Com o tema: ‘Tendências para uma Nutrição do Futuro’, o evento que marca a comemoração dos 13 anos do curso reuniu profissionais da área para compartilhar seus conhecimentos com os participantes. O vídeo da primeira palestra está disponível no canal do Youtube da Unit. 

Na primeira noite, a palestrante mestre em nutrição com ênfase em fertilidade, reprodução assistida, gestação e primeira infância, Raquel Paixão Figueiredo, abordou o protocolo de atendimento na fertilidade com ênfase na mulher, além de compartilhar sua experiência em consultório. “Quando saímos da Universidade ficamos ansiosos querendo ter a prática, principalmente de consultório, por isso em todas as palestras sempre trago um pouco das minhas experiências que acredito que isso pode nortear o estudante”, comenta.

Ela também destaca pontos importantes para realização dos atendimentos. “Quando pensamos em protocolo de atendimento nos vem à mente pontos chaves básicos que precisa ter no primeiro contato como a ficha de atendimento específica pensada em qual público vamos atender, a avaliação nutricional, orientações nutricionais específicas, planejamento alimentar, avaliação de exames bioquímicos e suplementação. É preciso que a gente tenha esse raciocínio clínico em cada etapa, fazendo a organização do protocolo com as orientações, porque são essas condutas que nos dá muito mais confiança, e isso é transmitido para o paciente que vem buscando mudar de vida”, ressalta.

A coordenadora da área dos cursos da saúde, doutora Juliana Dantas, frisa a importância do evento para a carreira profissional dos nutricionistas. “Nós queremos que todos estejam juntos e integrados nesse evento, especialmente porque estamos comemorando o Dia do Nutricionista. A escolha dessa data foi muito oportuna para que os estudantes possam emergir na discussão sobre o que é ser nutricionista, aproveitando as várias oportunidades de atualização de aprendizado com os profissionais convidados que são sucesso nas suas áreas de atuação”, destaca.

Representando o pró-reitor de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão, doutor Ronaldo Linhares, o coordenador de extensão, Geraldo Calazans, aponta como a participação ativa garante uma melhor experiência. “É uma satisfação ver esse auditório cheio de futuros profissionais da nutrição. Esse evento foi idealizado para que os alunos possam extrair ao máximo o conteúdo proposto. Aproveitem ao máximo as palestras e debates, sejam participantes ativos e não esqueçam de fazer as atividades complementares porque esperamos que os alunos concluam a graduação no tempo certo e que sigam nos estudos buscando por especializações para adquirir mais conhecimento teórico e pratico”, salienta.  

De acordo com o coordenador operacional dos cursos de Nutrição e Gastronomia, o presidente da 13º jornada, doutor Hugo Xavier, o tema foi escolhido para ser uma continuação do debate realizado na edição anterior. “Devemos pensar que futuro nos aguarda se tratando de alimentação e nutrição. Não só no nosso país, mas principalmente no mundo. Em 2022, falamos sobre segurança alimentar e nutricional, não apenas pelo conceito nobre de que todas as pessoas tenham a qualquer momento acesso físico, econômico, social a alimentos seguros nutritivos e suficientes para satisfazer suas necessidades dietéticas e preferências alimentares para uma vida ativa e saudável, mas em como chegar nesse nível”, explica. 

O coordenador destaca que em 2023 o mundo mudou e o acesso à alimentação e informação nutricional. “Não houveram mudanças significativas no que se refere à alimentação e nutrição. Esse fenômeno está associado intrinsecamente à produção, ao suprimento da demanda mundial de alimentos. O debate passou a se voltar ao indivíduo, para o direito humano de uma alimentação adequada, temos um desafio diante de um cenário complexo. Alta tecnologia, chat gpt, inteligência artificial, mudanças climáticas, guerra na Ucrânia e escassez de produção de alimentos. Juntos nós possamos encontrar nesses próximos dias alternativas para minimizar esse impacto e realidade atual para criar um futuro melhor”, pontua.

Programação

A programação do dia 31 de agosto começa às 08h com um bate papo sobre Doença Celíaca e inflamações intestinais em crianças e adolescentes com a nutricionista Munik Samarah e a Drª Anne Ester;

Às 10h palestra sobre a utilização de fármaco visando o emagrecimento com o nutricionista Carlos Eduardo de Andrade;

Às 11h palestra sobre a Fitoterapia na prática clínico nutricional com o nutricionista João Paulo Menezes da Silva;

Às 19h apresentação do Novo Guia para a organização da vigilância alimentar e nutricional na atenção primária à saúde com a nutricionista Marília Prudente Freire Lessa

A partir das 20h palestra sobre as novas curvas para gestantes com a nutricionista Damares de Jesus Almeida.

No dia 1º de setembro, a programação começa a partir das 8h com uma palestra sobre o potencial microbiológico aplicado na indústria de alimentos com a nutricionista Camila Andrade Silva Valença;

Às 09h palestra sobre a Nutrição nos primeiros 1100 dias com a nutricionista  Isadora Reis Andrade de Oliveira;

Às 10h palestra sobre Ser empreendedor com o nutricionista Romário Caduda;

Às 19h mesa redonda com o tema “Aspectos nutricionais e clínico das doenças neurodegenerativas” com a nutricionista Silmara de Jesus Silva e a Drª  Thauany Aragão de Moura;

A última programação acontece a partir das 20h30 com uma Consultoria em Nutrição com a nutricionista Aline Vieira Bezerra.

Leia mais: Unit Lab retorna com atendimento pelo plano PLAMED

Compartilhe: