ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit sedia lançamento do livro Agenda 2030 e Desenvolvimento Sustentável

Professora Patrícia Verônica Sobral lidera projeto inovador que analisa os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em perspectivas jurídicas, em homenagem ao reitor Jouberto Uchôa

às 19h14
Compartilhe:

Na busca por um futuro mais sustentável, a renomada professora e jurista, Dra. Patrícia Verônica Sobral, lançou na Universidade Tiradentes (Unit) uma obra que aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Este livro, que conta com a contribuição de 37 autores, não apenas analisa, mas também desafia o contexto brasileiro na realização dessas metas cruciais. Parte desta obra é dedicada a uma homenagem ao reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa, cuja visão integradora tem sido vital na formação de profissionais com um compromisso genuíno com o desenvolvimento sustentável.

“O diferencial dessa obra é abordar os ODS da Agenda 2030, que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esse livro tem total relação com a homenagem que estamos prestando ao magnífico reitor Jouberto Uchôa de Mendonça, porque todos sabemos que em uma universidade todos os ODS são abordados de alguma forma”, destaca a professora Patrícia Verônica Sobral.

O olhar visionário do reitor Jouberto Uchôa integrou de maneira fundamental esses objetivos, enraizando-os na missão e visão da universidade, capacitando-a a desempenhar um papel significativo. Sua liderança tem sido essencial para orientar a universidade na contribuição efetiva para um futuro promissor, não apenas na comunidade sergipana, mas também além-fronteiras.

“Na construção de um futuro mais sustentável, a força do reitor tem sido vital para orientar a universidade com a contribuição efetiva para um futuro promissor, seja na comunidade sergipana, seja na comunidade além-fronteiras”, reforça Patrícia.

O reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa, destaca o presente que a professora Patrícia Verônica oferece à universidade com essa obra singular. O livro não apenas reforça o compromisso da instituição em formar profissionais competentes, mas também celebra a trajetória de uma mulher inspiradora.

“Esse acontecimento para nós foi um presente para a universidade. A professora Patrícia deu uma contribuição belíssima para a nossa instituição, foi um gesto de grandeza de uma pessoa que construiu sua trajetória com elegância, honra e inteligência. Além de reforçar o nosso compromisso em formar profissionais competentes. Esse é o nosso legado, o que me deixa infinitamente agradecido. Patrícia sempre se mostrou uma pessoa merecedora do nosso reconhecimento, sua contribuição é admirável, bem como, muitos de nossos egressos que também já demonstraram competentes”, afirma o Reitor.

O vice-presidente de relações internacionais do Grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento, ressalta a relevância da contribuição da Universidade Tiradentes para o desenvolvimento sustentável, destacando o compromisso global com os ODS.

“Essa obra evidencia a importância que a Unit atribui ao desenvolvimento sustentável. Os ODS representam um pacto global estabelecido pela Organização das Nações Unidas, com a meta de cumprir diversas metas até 2030, abrangendo temas como trabalho digno e combate à fome. Na obra, veremos artigos de professores tanto desta instituição quanto de outras, contribuindo com ideias sobre como podemos transformar nosso habitat em um mundo melhor”, destaca Nascimento.

Participações fundamentais

O livro é contemplado por 17 objetivos, onde cada um dos 37 profissionais convidados tiveram a oportunidade de escrever sobre um objetivo específico. Um deles trata-se da igualdade de gênero, escrito pela coordenadora de Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGD) da Unit, Grasielle Vieira. 

“É de extrema importância discutir todos os obstáculos e desafios enfrentados por meninas e mulheres na busca pela igualdade de gênero. O livro desempenha um papel jurídico muito relevante, uma vez que foi elaborado por profissionais da área do direito, contando com a participação de professores do PPGD e da graduação do curso de direito. Acredito que ele se torna uma referência essencial para pesquisas futuras”, reforça a coordenadora.

A obra não apenas representa um importante marco jurídico, mas também serve como uma referência vital para pesquisas e estudos na área do direito. Para os alunos da graduação, mestrado e doutorado, proporciona uma análise abrangente de cada objetivo e suas metas, com a contribuição de vários especialistas no campo.

O prefácio da obra foi escrito pelo professor, Dr. Diego Menezes, ele ressalta sua singularidade, que vai além de um simples estudo sobre um ODS específico. Ela apresenta uma visão jurídica abrangente, proporcionando uma leitura essencial para diversas esferas institucionais. 

“Eu fui honrosamente escolhido pela professora Patrícia para escrever o prefácio do livro. Assim que a obra foi finalizada, eu tive o privilégio de fazer a leitura em primeira mão, a partir da qual pude destacar os principais aspectos dos 17 capítulos. É assim que o livro está organizado, um capítulo dedicado a cada ODS. Espero que tenha conseguido transmitir a magia e que os leitores mergulhem com entusiasmo nessa obra maravilhosa”, ressalta Menezes.

Diego ainda explica a relação da obra com o professor Uchôa. “A partir do momento que o professor Uchôa traz a universidade e constrói essa grande instituição, ele está combatendo a pobreza, gerando emprego e qualidade de vida, ou seja, ele está promovendo a educação, a saúde, o bem-estar, que são itens que norteiam os nossos ODS. Então, a própria vida dele reflete o que nós tratamos no livro, que é como trazer luz para um mundo melhor”, infere.

Leia também: Alunos de Psicologia fazem ação com usuários da UBS Roberto Paixão

Compartilhe: