ESTUDE NA UNIT
MENU

Caravanas de alunos trazem milhares de expectativas para a Feivest

Feira de vestibular já concentra milhares de estudantes da capital e do interior no Campus Farolândia; escolha por um curso e novidades do evento motivam as visitas

às 14h28
Para a 21ª Feivest, está prevista a visita de pelo menos 35 escolas públicas e particulares, sendo 20 de cidades do interior de Sergipe (Asscom Unit)
Para a 21ª Feivest, está prevista a visita de pelo menos 35 escolas públicas e particulares, sendo 20 de cidades do interior de Sergipe (Asscom Unit)
Compartilhe:

Nem mesmo as pancadas de chuva, o tempo abafado e o céu enfarruscado diminuíram a animação e a expectativa dos milhares de estudantes que começaram este sábado, 7, em frente à Portaria Sul do Campus Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju. Ali está um dos três pontos de credenciamento para a entrada na Feivest, a Feira do Vestibular promovida pela instituição há 23 anos. A apresentação de documentos e o registro de informações se misturou à costumeira resenha dos grupos de estudantes, algumas poses para as redes sociais e muitas expressões de ansiedade, surpresa, admiração ou até espanto com as primeiras impressões causadas. 

Para esta 21ª edição do evento, a segunda depois da pausa forçada pela pandemia, está prevista a visita de pelo menos 35 escolas públicas e particulares, com grupos entre 30 e 90 alunos cada. Destas, 20 vieram em caravanas de várias cidades do interior de Sergipe e da divisa com a Bahia, em ônibus dos mais variados tipos que começaram a chegar por volta das 7h30. 

Alguns, como os 27 alunos do Colégio Estadual Coronel Maynard Gomes, em Porto da Folha, encararam uma viagem de quatro horas entre a cidade do Alto Sertão sergipano e a capital. “Eu nem conhecia aqui a Unit, só de nome mesmo. Eu pretendo encontrar aqui uma especificação, e pretendia fazer outros cursos, mas não em uma universidade. Mas agora eu pretendo fazer, pra ver se tem aí um futuro melhor”, disse timidamente um deles, Pablo Kennedy Jesus Lima, 17 anos, que pretende fazer Educação Física ou Matemática. 

Já as amigas Ana Letícia Conceição, 17, e Liz Novaes Santana, 16, precisaram apenas atravessar a ponte que vai até Barra dos Coqueiros, na região metropolitana. Alunas do segundo ano do Ensino Médio, elas se dizem inclinadas para algum curso da área de Saúde, mas esperavam encontrar alguma surpresa em meio aos estandes e laboratórios dos cursos. “Acho muito interessante o fato de separar uns cursos para a gente conhecer melhor e ver se é realmente isso que a gente quer. E eu me sinto em casa aqui na Unit. Acho muito bom o espaço, o ambiente e as pessoas que são muito acolhedoras”, elogia Letícia. 

Entre os alunos que vieram de Aracaju, estava Éric Emanuel Santos Castro, 18 anos, que faz o terceiro ano do Colégio Millenium. Ele chegou ao campus na caravana do colégio e trazia consigo o objetivo de decidir qual curso irá fazer. “Estou em dúvida entre Engenharia e Química. Aí, eu estou procurando algo nessa área para eles explicarem melhor, me incentivarem a mais pra escolher minha área de profissão”, contou Eric, que sempre quis entrar para uma universidade. “Porque na minha família nem todo mundo tem, e eu queria ser um dos únicos a ter, entendeu?”, justifica ele. 

O incentivo da família também motivou Bianca Maia, 14 anos, que faz o primeiro ano do Ensino Médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ela estava acompanhada da irmã, Júlia, 18 anos, que já estuda o segundo período de Enfermagem na Unit. “Ela veio pra conhecer todos os cursos e saber qual ela tem interesse. É tudo novo ainda pra ela. Eu, quando tinha 13 anos, 2018, vim pra Feivest e já me apaixonei por enfermagem”, lembra Júlia, que também estava na expectativa pelo novo formato da Feivest, com imersão direta nos cursos. “Essa ideia que eles tiveram de espalhar todo mundo no campus eu achei bem interessante. Não sei o que falar  exatamente, mas é diferente, né? Vai ser legal”, concluiu a caloura. 

Leia mais:

Feivest 2023 tem novo formato e traz experiências imersivas

Compartilhe: