ESTUDE NA UNIT
MENU

Imersão nas profissões de Saúde: Feivest revela o futuro dos cuidados e bem-estar

Os futuros universitários tiveram a oportunidade de conhecer as inúmeras possibilidades que os cursos da saúde têm a oferecer

às 21h10
Compartilhe:

A área de Saúde da Universidade Tiradentes (Unit) ofereceu diversas demonstrações dos cursos incluindo Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Gastronomia. Entre as atrações de destaque estava a aprendizagem por simulação na área de Enfermagem, com a colaboração da equipe do Grupo Forense de Enfermagem.

“Estamos com vários cenários e várias equipes juntas. Além da equipe de Enfermagem, temos as equipes de Medicina e de Enfermagem Forense. Aqui estamos simulando o atendimento do incêndio da boate kiss, que se divide em três focos: pré-hospitalar, avaliação forense e intra-hospitalar. No pré-hospitalar, realizamos a imobilização da paciente, enquanto a equipe forense confirma os óbitos e prepara os corpos. Após a retirada da paciente do pré-hospitalar, a encaminhamos para o intra-hospitalar, onde ela recebe cuidados complementares”, explica a estudante de enfermagem, Giovana Rocha.

Biomedicina e as múltiplas possibilidades

Na área de Biomedicina, estudantes e professores se uniram para mostrar as diversas áreas de atuação deste campo, que abrange mais de 30 especialidades. A iniciativa também destacou as perspectivas salariais e a variedade de laboratórios disponíveis na Unit, que oferece o curso há 30 anos.

“Estamos empenhados em mostrar o universo da Biomedicina como a profissão do futuro. Além disso, apresentamos diversos procedimentos. Para quem não sabe, na Biomedicina é possível realizar procedimentos semelhantes a uma intervenção cirúrgica, mas utilizando apenas uma agulha. A biomedicina é um mundo incrível, e estamos fazendo questão de apresentá-lo em todos os laboratórios, tanto aqui no bloco C quanto no bloco E. Esperamos que os novos interessados se encantem tanto quanto nós, que já fazemos parte deste curso, nos encantamos. Convidamos todos vocês a se inscreverem e a estarem aqui conosco no primeiro período de 2024”, enfatiza a estudante de Biomedicina, Andreza Raíza Souza.

Farmácia e Estética e Cosmética: explorando a beleza e o bem-estar

Na área de Farmácia e Estética e Cosmética, os visitantes tiveram a oportunidade de participar de atividades como revitalização facial, peeling e outras demonstrações para conhecer mais profundamente os cursos.

“Estamos oferecendo experiências dos cursos específicos que estou coordenando. No curso de Estética, inicialmente recebemos os alunos e fizemos uma apresentação da matriz curricular. Em seguida, eles participaram dessa vivência nos laboratórios de estética facial e corporal. Na prática, durante a experiência no laboratório, realizam revitalização facial. Na parte de imagem pessoal e visagismo, realizam a análise de temperamentos conforme ensinado pelas professoras”, detalha a coordenadora operacional dos cursos de Farmácia e Estética, Cinthia Meirelles.

No tour de farmácia, a experiência mais destacada é a forense. No laboratório 19, foi montada uma cena de crime onde o aluno chega e desvenda, fazendo a análise toxicológica. “Colocamos também espaços Instagramáveis em todos os laboratórios. Depois, eles seguem para a área de manipulação, onde manipulam maquiagem, e encontram um consultório farmacêutico montado, além da área de fitoterapia. Após passar por todas essas etapas, há um momento de encantamento, onde conversam com os alunos, assistem a vídeos de agressões, e ambos os cursos são convidados. No final, estamos convidando aqueles que se inscreveram a participar de uma aula prática conosco, em uma data que será marcada”, reitera a coordenadora.

Infinitas oportunidades

Além das áreas mencionadas, os cursos de Educação Física, Odontologia, Psicologia e Nutrição foram palco de uma variedade de atividades práticas, proporcionando aos visitantes uma imersão autêntica nas experiências profissionais dessas áreas. O curso de Medicina, por sua vez, promoveu uma notável simulação de parto, permitindo aos estudantes uma visão detalhada e envolvente do processo de trazer um novo ser ao mundo. 

A estudante do 3º ano do ensino médio do Master, Denise Beatriz Cordeiro, escolheu o curso de Medicina. Ela conta que a Feivest ajuda a vislumbrar como será a graduação. 

“Acho que a Feivest é importante para as pessoas que ainda estão com dúvida do que querem fazer, além de ajudar a destrinchar detalhes que as pessoas não sabem sobre as profissões e descobrir outras coisas que elas não sabiam”, reforça.

A estudante do COESI, Fernanda Brandão, também escolheu Medicina. Ela diz que a estrutura é um dos diferenciais que fizeram ela escolher a graduação. “Eu já conhecia a Unit, quis fazer Medicina por conta de toda a estrutura. Participar da Feivest vai dar um gás para se inscrever no vestibular”, elenca.

Leia também: Nutrição na Prática: desvendando o mundo dos nutricionistas na Feivest

Compartilhe: