ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Adoleta seleciona novos membros para 2024

Atividade de extensão dos alunos de Enfermagem selecionou alunos para integrar as ações, que tem o objetivo de promover o atendimento humanizado de saúde para crianças

às 15h52
As ações do Projeto Adoleta buscam uma maior interação com as crianças, de forma a tornar o processo de hospitalização mais leve e humanizado (Acervo Unit)
As ações do Projeto Adoleta buscam uma maior interação com as crianças, de forma a tornar o processo de hospitalização mais leve e humanizado (Acervo Unit)
Compartilhe:

Foi realizado neste sábado, 29, o processo seletivo para adesão de estudantes voluntários para participação no Projeto Adoleta, projeto social e de extensão desenvolvido pelo curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit). Com a participação de alunos do 8º período do curso, vinculados à disciplina Saúde da Criança, ele tem o objetivo de promover atividades lúdicas e educativas de assistência humanizada à saúde para crianças, tanto as que se encontram sadias quanto as que estão internadas em hospitais. 

Segundo a professora Emília Cervino Nogueira, coordenadora do projeto, os alunos candidatos participaram de uma entrevista e de uma visita simulada, na qual é avaliada a capacidade de interação e de comunicação com as crianças assistidas. Dos estudantes avaliados, seis serão escolhidos para integrar o Adoleta. 

O resultado será divulgado nesta quarta-feira, 1º de novembro, e os aprovados passarão na semana seguinte por um momento de acolhimento e integração. A partir daí, serão definidas as ações e programações do projeto para o primeiro semestre de 2024. As atividades são previamente agendadas e organizadas pelos voluntários. 

Emília explica que os voluntários realizam visitas mensais ao Hospital da Criança e outras ações pontuais em comunidades e outras instituições de Aracaju, como escolas, creches e ONGs. As mais recentes ocorreram neste mês, em alusão ao Dia das Crianças: uma com as assistidas pela Associação Cultural Dom Bosco e outra para as do Lar Bom Samaritano, que ocorreu no Campus Farolândia, além das visitas feitas ao longo do mês nos setores de pediatria do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade onde o Adoleta começou em 2019.  

Atendimentos

Estas ações presenciais foram retomadas desde 2022, após a suspensão provocada pela pandemia de Covid-19. Ao longo deste período, o projeto continuou com o uso das redes sociais para a publicação de orientações e interações sobre saúde para as crianças e suas famílias. 

“É difícil estimar a quantidade de crianças que já foram atendidas, pois foram centenas nesses cinco anos de atividades. E sim, acredito que o objetivo do projeto tem sido alcançado por meio de estratégias como musicoterapia, contação de histórias, uso do brinquedo terapêutico, arte com balões, entre outras atividades relacionadas a cuidados de saúde abordando, por exemplo: a importância da higiene e a alimentação saudável”, detalhou Emília.

Neste mesmo tempo, 28 alunos de Enfermagem e outros cursos da área de Saúde passaram pelo Adoleta. Nesse aspecto, a iniciativa tem o objetivo de aproximar a relação entre a teoria, o desenvolvimento das habilidades profissionais e a prática social dos acadêmicos.

“O projeto envolve os acadêmicos em atividades voltadas à educação e ações de promoção à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, contribuindo assim para o desenvolvimento prático-científico dos alunos. As ações realizadas aproximam a relação entre a teoria, o desenvolvimento das habilidades profissionais e a prática social dos acadêmicos de Enfermagem, vistas à promoção da saúde das crianças e suas famílias”, diz a coordenadora. 

As ações do Projeto Adoleta podem ser acompanhadas através de seu perfil oficial no Instagram

Leia mais:
Projeto Adoleta beneficia estudantes e crianças hospitalizadas

Compartilhe: