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Inclusão no ensino superior: NAPPS e o compromisso com a diversidade

Conheça os serviços do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial e sua contribuição para a inclusão na Unit

às 20h29
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O aumento expressivo no número de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino superior é uma realidade incontestável. De acordo com dados do Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em 2022, houve um aumento de 37% no ingresso de estudantes autistas nas instituições de ensino superior nos últimos três anos. 

Nesse contexto, a Universidade Tiradentes (Unit) se destaca pelo compromisso exemplar em promover a inclusão, por meio do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS). A atuação do NAPPS vai além de simples suporte individual; é uma iniciativa que molda uma comunidade acadêmica mais consciente e inclusiva. 

O psicopedagogo da Unit, Rivaldo Rodrigues, destaca que os serviços do NAPPS incluem não apenas acompanhamento psicopedagógico e psicológico, mas também suporte específico para estudantes com deficiências, como intérpretes de libras e transcritores. Para alunos com paralisia cerebral, leitores-transcritores estão disponíveis para garantir leituras e transcrições quando necessário.

Além disso, a abordagem do NAPPS vai além de adaptações estruturais, estendendo-se a modificações metodológicas essenciais para a promoção de uma educação inclusiva. “As intervenções podem variar desde adaptações estruturais em sala de aula até modificações metodológicas relacionadas ao conteúdo, como adequações curriculares”, explica. 

Rivaldo relata que geralmente, a maioria das intervenções tem um caráter pedagógico. Não houve, até o momento, necessidade de adaptações estruturais significativas, com exceção de casos como o de uma aluna com dificuldades de coordenação motora, que requer uma sala no térreo.

Materiais adaptados e orientação

Para alunos com TEA, as intervenções do NAPPS concentram-se em materiais adaptados, onde os professores são orientados a criar materiais mais concisos, compreensíveis, com suporte visual, palavras-chave destacadas, imagens, descrições e legendas descritivas. “Outro ponto importante é o fato de serem oferecidas provas adaptadas, mantendo o mesmo conteúdo da turma, mas com ajustes para facilitar a compreensão”, ressalta Rivaldo.

O psicopedagogo destaca ainda que, como psicopedagogo do NAPPS ele auxilia professores e a comunidade acadêmica em geral na promoção da inclusão dos alunos. “O NAPPS, como um setor de apoio psicopedagógico e psicossocial, fornece orientações, realiza reuniões, oficinas e, ocasionalmente, palestras, oferecendo conteúdo sobre inclusão e educação especial. Esse suporte abrange desde o acolhimento até intervenções psicopedagógicas”, elenca.

O estudante do 2º período de Publicidade e Propaganda da Unit, Gustavo Souto, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), compartilha sua experiência singular no ambiente acadêmico. 

“Aprendi a lidar com a timidez ao conhecer novas pessoas devido à minha alta sensibilidade. Considero um ambiente confortável para conversar com os psicólogos, tanto aqui na Unit quanto em outras instituições. Além disso, as orientações que recebo durante as conversas com o psicólogo são valiosas para mim. Às vezes, ele pergunta sobre meu desempenho nas aulas e me acompanha integralmente”, destaca.

O sucesso do NAPPS pode ser mensurado não apenas por seus recursos concretos, mas pelos resultados tangíveis na vida acadêmica dos estudantes. “No segundo semestre, conquistei boas notas graças ao suporte e acompanhamento oferecidos aqui na Unit. Isso me ajudou a mudar minha rotina, horários de estudo e a frequentar o NAPPS, que contribuiu para organizar essas questões”, destaca.

Os desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência no ensino superior são numerosos, mas a resposta do NAPPS destaca-se como um modelo eficaz de inclusão. Ao oferecer suporte personalizado, adaptações curriculares e um ambiente acolhedor, a Unit não apenas atende às necessidades dos estudantes, mas também sinaliza a importância de uma abordagem inclusiva no ensino superior.

“Observamos melhorias no desempenho escolar, com alguns alunos expressando gratidão pelo suporte oferecido, tanto em atividades online quanto presenciais ou em estágios. Recebemos feedback positivo de familiares, destacando como o NAPPS tem contribuído para o sucesso acadêmico. Recentemente, tivemos alunos que se formaram e entraram no mercado de trabalho, enquanto outros, como Gustavo, alcançaram excelente desempenho desde o primeiro período até o segundo”, elenca o psicopedagogo Rivaldo.

Mais informações sobre o NAPPS 

O Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial atende alunos e colaboradores da Unit com deficiências, síndromes, transtornos, ou que vivenciam situações de conflito que interferem no processo de aprendizagem e/ou nas relações sociais e comunitárias.

Localizado no Campus Farolândia, no 2º piso da Biblioteca Central – Jacinto Uchôa, os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 8h às 12h e, nas segundas e quartas, das 14h às 21h30. É necessário realizar o agendamento pelo e-mail: Napps@unit.br ou pelos telefones: (79) 3218 2170/3218 2270.

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