ESTUDE NA UNIT
MENU

Exposição do PAIMI revela talento e criatividade das idosas em artes e artesanatos

A exposição é uma prática bianual que evidencia o que as idosas produzem nas oficinas

às 20h46
Compartilhe:

O Programa de Assistência Integral à Melhor Idade (PAIMI) celebrou o talento e a criatividade das participantes em uma exposição de artes e artesanatos. A iniciativa não apenas destaca a habilidade das idosas, mas também ressalta a importância do PAIMI como programa de extensão da Universidade Tiradentes (Unit), oferecendo atividades diversas, que abrangem os cursos de Nutrição, Fisioterapia e Direito.

A coordenadora do PAIMI, Zulnara Mota, explica que a exposição é uma prática bianual que evidencia o que as idosas produzem nas oficinas. Ela destaca a peculiaridade dessas atividades, chamadas de ‘saber e fazer’, onde as participantes compartilham conhecimentos entre si.

“Essas atividades são produzidas nas oficinas de artes e artesanatos do PAIMI. Não há uma professora específica para ensinar um produto ou técnica. As bordadeiras, por exemplo, compartilham entre si seus conhecimentos, passando de uma para outra. Há participantes dedicadas a diversos tipos de bordados, como macramê, crochê, entre outros”, destaca.

Essas atividades não apenas enriquecem a vida das idosas, mas também têm um impacto tangível em suas famílias. “Essas oficinas desempenham um papel duplo, servindo não apenas como terapia ocupacional, mas também contribuindo para o sustento das famílias. Observamos um grande interesse das participantes em aprender, principalmente como uma forma de terapia ocupacional”, enfatiza.

O PAIMI não apenas reconhece a importância da ocupação e da expressão artística para as idosas, mas também entende o potencial econômico dessas atividades, promovendo assim uma abordagem holística para o bem-estar da melhor idade.

A aposentada e participante ativa das oficinas, Iracema Maria Leite, compartilha detalhes sobre o processo criativo e terapêutico envolvido na confecção dos seus produtos. “Ao confeccionar o produto, utilizamos materiais reciclados, como a tampa da garrafa pet e um pedaço de papelão encorpado. Criamos um enfeite chamado ‘cinzalzinho’, inspirado nas instruções da coordenadora, Zulnara, que teve um grande sucesso no arraial junino”, explica.

Apesar de dedicar-se durante a madrugada, Iracema enfatiza o prazer e a terapia envolvidos no processo. “Nesse período, crio peças utilizando materiais como garrafas e caixas de leite para fazer pesos de porta. Tudo é feito com materiais reciclados, inclusive um travesseiro que recebi após ser descartado por alguém. Além disso, fazer esses artesanatos me ajuda a relaxar, é como se fosse uma terapia para mim”, enfatiza.

O PAIMI é essencial na promoção da qualidade de vida para a melhor idade. Sob a coordenação de Zulnara Mota, o PAIMI vai além de simplesmente oferecer atividades; ele proporciona um espaço onde o conhecimento é compartilhado e as habilidades são cultivadas. Dentre suas diversas iniciativas, as oficinas de artes e artesanatos destacam-se como momentos de expressão e aprendizado, onde as participantes, além de desenvolverem suas capacidades manuais, estabelecem uma comunidade rica em troca de conhecimento.

Leia também: Inclusão no ensino superior: NAPPS e o compromisso com a diversidade

Compartilhe: