ESTUDE NA UNIT
MENU

Ensino a distância ultrapassa a marca histórica de 3 milhões em 2022 

A ascensão de matrículas na modalidade EAD esteve presente em 3.219 municípios brasileiros em 2022, um aumento de 87% quando comparado a 2014.

às 14h21
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

A modalidade de ensino a distância (EAD) ganhou espaço e caiu no gosto dos estudantes. A possibilidade de cursar uma graduação de forma online, dá flexibilidade e autonomia, características que favorecem principalmente aqueles que já trabalham ou por algum motivo não podem comparecer presencialmente. 

O cenário crítico que o mundo viveu por conta da pandemia fez com que muitos processos tecnológicos fossem acelerados em várias áreas do mercado, incluindo o da educação. Logo, o ensino EAD recebeu mais destaque, levando em conta que já era uma tendência em crescimento. 

De acordo com o Censo da Educação Superior 2022, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC) no mês de outubro deste ano, o número de ingressos em cursos EAD tem aumentado substancialmente nos últimos anos. 

O número de ingressantes já ultrapassou a marca histórica de 3 milhões em 2022. A ascensão de matrículas na modalidade EAD esteve presente em 3.219 municípios brasileiros em 2022, um aumento de 87% quando comparado a 2014. 

O formato a distância consegue chegar a lugares remotos do Brasil, o que proporciona a inclusão de estudantes de várias faixas etárias. Diante dessa demanda, a oferta de cursos e instituições também aumentou, mas apesar das facilidades, o aluno precisa ficar atento na hora de escolher onde irá estudar. 

É fundamental escolher uma instituição de ensino superior credenciada ao Ministério da Educação (MEC). Esse tipo de credenciamento é que fornece segurança sobre o conteúdo do curso e para a validação do seu diploma ao término. Para saber se a faculdade está ou não vinculada ao MEC, basta fazer uma consulta online digitando os dados da instituição no site oficial do órgão. 

Antes de matricular-se, é preciso conhecer o conteúdo programático, a distribuição das matérias e o que cada uma delas vai abordar durante o curso. Pesquise também sobre o corpo docente e, se possível, a quantidade de professores e suas especialidades. Nesse processo de pesquisa, é importante conhecer o polo presencial da instituição no EAD. A localização e infraestrutura podem fazer a diferença. 

O EAD não requer a presença do aluno todos os dias na sala de aula, que é substituída pela dinâmica de adequação do conteúdo ao ritmo individual de produção e estudo online. Dessa forma, é fundamental que o conteúdo ofertado pela faculdade seja qualificado e que interaja diretamente no interesse pelo processo de ensino-aprendizado. Busque conhecer o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) das faculdades, já que são essas plataformas que vão gerenciar a rotina do aluno no caminho até o diploma. 

Na Universidade Tiradentes (Unit) o aluno encontra por meio do AVA, uma universidade digital. Nesse ambiente, ele vai estudar das mais diferentes formas, com textos, infográficos, vídeo-aula. Vai interagir com os colegas e com o professor através dos fóruns de discussões ou no espaço do Fale Conosco.

Ao acessar o AVA, o estudante vai encontrar na página inicial as principais funcionalidades da plataforma, como a lista das disciplinas, canal de notificações, central de ajuda, Fale Conosco e mural de avisos.

Leia também: Saiba mais sobre o curso de logística EAD e a atuação desse profissional  

Compartilhe: