ESTUDE NA UNIT
MENU

Intercambistas e alunos da Unit se divertem em Oficina de Gastronomia Latina

Alunos que fazem mobilidade acadêmica prepararam um almoço com pratos típicos de seus países de origem, em dinâmica que envolveu curso de Gastronomia

às 13h57
Na “Oficina de Gastronomia Latina”, os intercambistas do ProMAI) puderam interagir apresentando receitas de seus países de origem (Asscom Unit)
Na “Oficina de Gastronomia Latina”, os intercambistas do ProMAI) puderam interagir apresentando receitas de seus países de origem (Asscom Unit)
Compartilhe:

Um mergulho na culinária da América Latina. A experiência foi vivenciada nesta sexta-feira, 24, por alunos e colaboradores da Universidade Tiradentes (Unit) que participaram da “Oficina de Gastronomia Latina”, realizada pela Gerência de Relações Internacionais e pelo curso de Gastronomia. Os sete estudantes estrangeiros que estão cursando o semestre 2023-2 na Unit, através do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), passaram a manhã no Centro Gastronômico do Campus Farolândia, preparando pratos típicos da culinária do México, do Peru e da Colômbia. 

A ação teve a participação de estudantes da Unit que participam do Programa Buddy, acompanhando os estrangeiros durante o intercâmbio e outros que fizeram amizade com os alunos, além de colaboradores da instituição. A dinâmica dela foi a mesma da “Oficina de Gastronomia Brasileira”, realizada em 23 de setembro, na qual os intercambistas foram apresentados a pratos da culinária regional sergipana, e que motivou a realização da oficina com o objetivo inverso: fazer com que os estudantes apresentassem e ensinassem receitas de seus países de origem. 

O México foi representado no prato de entrada: tortillas e guacamole, compostos por pasta de abacate com massa de trigo e recheio de carne moída. O prato principal, vindo da Colômbia, foi a bandeja paisa, composta por pancetta (toucinho de porco), ovos, feijão preto, arroz branco e arepas (pães de milho). E a sobremesa foi um queso helado, um sorvete de queijo bastante popular no Peru. 

“A ideia é apresentar a cultura culinária desses países. Cada um trouxe aí uma sugestão do seu país, foi escolhido uma receita de cada, pra que fizesse esse grande intercâmbio cultural. Eles pensaram no cardápio junto com o curso, e fizemos pequenos ajustes, porque alguns ingredientes nem sempre a gente consegue encontrar aqui, mas está muito próximo ao que eles estão colocando. E estamos dando um suporte, porque a ideia é que eles sejam os grandes protagonistas”, disse a professora Isabelle de Andrade Brito, do curso de Gastronomia. 

O preparo dos pratos foi marcado pela descontração entre os participantes. Na cozinha do Centro Gastronômico, era possível ouvir conversas, risadas e uma mistura musical com ritmos latinos e brasileiros. “A gente conseguiu que os alunos viessem, não só os alunos internacionais, como eles trouxeram também colegas de aula e colegas que com quem eles convivem. E eles estão aqui se divertindo, cozinhando, botaram música colombiana para ficarem aqui se ambientando. Isso ajuda muito na integração, porque eles podem mostrar um pouco mais de quem eles são, de como é a vida, a cultura e a gastronomia deles. E os nossos alunos podem conhecer melhor esse lado que eles não conhecem”, comentou a assessora de Relações Internacionais da Unit, Júlia Gubert. 

Troca de culturas

Entre os alunos intercambistas, a experiência foi divertida e rica na troca de conhecimentos. “É bem legal compartilhar um pouco da tradição da culinária mexicana, que é muito diferente do que temos aqui no Brasil. Você sente que está na sua casa, com sua família e trocando um pouco de sua cultura. Isso faz com que você sinta e aprecie mais o que você tem em seu país, mas é bem legal compartilhar um pouco de tudo”, afirmou o mexicano Maurício Walls Salcedo, aluno de Nutrição da Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla (UPAEP). “Eu estou muito feliz por estar preparando a bandeja paisa, é um prato típico do meu país, especificamente da Região Paisa [noroeste da Colômbia]. Então, eu estou muito feliz para que provem e a ideia é que vocês tenham o melhor pensamento deste prato que estamos preparando”, disse a colombiana Katherine Vargas Correa, aluna de Engenharia Mecatrônica na Universidad de Boyacá. 

Já entre os alunos brasileiros entraram no clima e aproveitaram para treinar ainda mais um segundo idioma com os colegas latinos. “Está sendo muito legal porque a gente está aprendendo outras culinárias, outras culturas. E para mim, eu que falo um pouquinho de espanhol, é bom porque eu também treino a pronúncia, treino também a comunicação com eles. E eu tenho interesse também em fazer intercâmbio, isso já me incentiva ainda mais a realizar isso”, revela Gisele Farias, do 6º período de Educação Física. 

Os pratos preparados pelos participantes da Oficina de Gastronomia Latina foram servidos em um almoço, para o qual também foram convidados os pró-reitores, gestores e coordenadores de cursos da Unit. “Alguns pratos eu conhecia e outros estava curiosa para conhecer, porque eu acho que a comida é um elemento que conecta muito bem todas as culturas. É sempre bom a gente conhecer nossos alunos como pessoas também, conhecendo o que é que eles comem, o que é que eles gostam. É uma experiência nova, que agrega valor, agrega sabores e saberes”, destaca a professora Milena Fontes, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Leia mais: 
Oficina de gastronomia integra colaboradores e alunos estrangeiros

Compartilhe: