marketing, financeira e administrativa. Dessa forma, o profissional formado nesse tipo de gestão é apto a planejar e realizar pesquisas de mercado e gerenciar sistemas de informações comerciais.
A área de vendas exige muita cautela e visão inteligente para obter os melhores resultados que beneficiam diretamente o futuro da empresa. Por este motivo, existe muita exigência na hora de preencher este cargo, que é de extrema responsabilidade e crucial para qualquer tipo de empresa alcançar suas metas.
Mercado
Se você quer ingressar no mercado de trabalho, esta é uma excelente área, mas é preciso estar ciente da necessidade de se qualificar constantemente e há a exigência de um longo caminho de aprendizado pela frente.
Os cursos de gestão estão em alta e fazem a diferença no currículo. De acordo com o coordenador operacional de Ciências Contábeis e Tecnológicos da Universidade Tiradentes (Unit), Diego Silva Souza, o principal resultado de uma boa gestão é a otimização do ambiente de trabalho em todos os seus aspectos.
“Isso possibilita, de maneira geral, que a organização revise seus processos e promova o aperfeiçoamento contínuo do seu capital humano, o que resultará em uma redução de falhas, de perdas e desperdícios, e consequentemente também dos gastos empresariais. O que sem dúvida proporcionará mais produtividade na empresa, além de prever resultados, desenvolver a tomada de decisões e a capacidade de aprender com os erros”, destacou.
Mercado internacional
Além das oportunidades dentro do mercado nacional, o profissional formado em Gestão Comercial também pode almejar trabalhos além fronteiras. Essa área ocupa grande parte do mercado e é o maior objetivo de executivos e profissionais formados em gestão comercial no mercado internacional.
Estudar a legislação internacional, além do aperfeiçoamento de áreas como administração, gestão comercial e comércio exterior são o foco de trabalho que irá formar o bom profissional que atuará na área de mercado internacional. Nessa área o profissional poderá atuar em empresas de exportação e importação, bancos, empresas de seguro, empresas de logísticas especializadas em comércio internacional, dentre outros.
O curso
O curso de Tecnologia em Gestão Comercial é ideal para quem tem interesse em trabalhar com gestão de negócios e vendas ou para quem já está inserido na área e planeja uma ascensão na carreira. Tem duração de quatro semestres e prepara o aluno com conteúdo que trabalham teoria e prática conjugadas com análise, estratégia e criatividade. Assim, são formados profissionais preparados para atuar em ambientes comerciais diferenciados.
A grade curricular é composta por disciplinas baseadas no conhecimento matemático, no marketing, administração e no empreendedorismo, em que os temas estudados em cada módulo variam de acordo com as instituições de ensino, porém algumas disciplinas são comuns na maioria dos cursos oferecidos.
Algumas disciplinas que compõem a matriz curricular da graduação são:
- Administração de Vendas e Relacionamento;
- Comportamento do Consumidor;
- Comportamento Organizacional;
- Custo e Formação de Preços;
- Direito Empresarial;
- Ética e Relações Humanas no Trabalho;
- Gestão de Serviços e Varejo;
- Inovação em Gestão Comercial;
- Matemática Financeira;
- Planejamento de Vendas;
- Tecnologias de Gestão, entre outras.
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