A Gerontologia é uma área profissional que vem crescendo muito nos últimos anos, por isso possibilita uma atuação ampla para o profissional que pode trabalhar em ambulatórios, clínicas especializadas, ONGs, órgãos de assistência social, hospitais, casas de apoio a idosos, centros de saúde e convivência, além de atendimentos domiciliares
De acordo com o professor tutor de Gerontologia e Bem-estar da Universidade Tiradentes (Unit), Adelmax Pedral, a Gerontologia é uma área que estuda o processo envelhecimento, então esse profissional é responsável por todo o acompanhamento, monitoramento e orientação para o envelhecimento saudável.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil já conta com mais de 28 milhões de pessoas na terceira idade e a expectativa é que, em poucos anos, esse número seja o dobro.Estatísticas como esta sinalizam que a demanda por gerontólogos será consistentemente maior.
Mercado
O professor destacou uma demanda crescente em busca desses profissionais. Segundo Adelmax, a procura é muito boa porque a expectativa de vida aumentou, temos muitos idosos e daqui há mais 10 anos, a expectativa será maior. “Dessa forma tem muito público para acompanhar, orientar e fazer esse trabalho de aumento da longevidade dos mesmos”, afirmou.
Ainda segundo o docente, apesar de o perfil dos alunos de Gerontologia ser de estudantes que já passaram pela área da saúde, esse é um curso de perfil amplo. “Essa é uma área aberta para qualquer público, mesmo sem uma formação no ensino superior, quem deseja atuar no cuidado especifico para o idoso pode fazer esse curso”, explicou.
No Brasil, o salário médio do profissional de Gerontologia é de R$ 2.945,70, de acordo com informações do site salario.com.br. O profissional da área pode ter mais de uma ocupação, sendo a jornada média semanal de 42 horas de trabalho.
Curso EAD
O curso de Gerontologia e bem-estar aborda o processo de envelhecimento a partir de uma perspectiva holística e multidisciplinar, combinando conhecimentos de diferentes áreas. Portanto, ao longo da graduação, que tem a duração de dois anos, o estudante contacta com temas que possibilitam uma compreensão global das pessoas na terceira idade.
De acordo com o professor tutor, no curso o aluno tem todas as ferramentas indispensáveis para a sua formação. Além de ter um ambiente virtual de aprendizagem completo com conteúdo e acompanhamento necessário com tutores e professores, em um curso flexível e de curto prazo.
Leia também: Conheça as modalidades e as vantagens para ingressar na Unit EAD