A modalidade de Ensino a Distância (EAD) traz mudanças para os alunos, mas também apresenta uma nova forma de trabalho para os professores, que precisam buscar aperfeiçoamento constante para acompanhar esse novo momento da educação.
Para acompanhar as mudanças e a evolução dos últimos anos, principalmente após a pandemia, o professor precisa desenvolver competências digitais. Mas, o que isso significa? Na educação, as competências digitais são a capacidade de fazer o uso seguro e crítico das tecnologias da informação no trabalho, na comunicação e em momentos de lazer.
O termo também se refere a um conjunto de conhecimentos e habilidades para utilizar as mídias digitais com o objetivo de aprendizagem e compreensão da sociedade. A pessoa que tem essas competências é capaz de analisar, selecionar e avaliar criticamente os dados e informações disponíveis na Era do Conhecimento.
Com a definição do que é a competência digital, é preciso começar a desenvolvê-las. É importante saber quais são as competências digitais fundamentais para a atuação de professores, e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) elaborou uma lista de referenciais, divididos em três áreas.
Veja algumas dessas competências:
1. Pedagógica
- Prática pedagógica: incorporar a tecnologia às experiências de aprendizagem dos estudantes e às estratégias de ensino;
- Avaliação: usar tecnologias digitais para acompanhar, orientar e avaliar o processo de aprendizagem dos estudantes;
- Personalização: criar experiências de aprendizagem que atendam às necessidades dos estudantes por meio das novas tecnologias;
- Curadoria e criação: selecionar e criar recursos digitais que ajudem no processo de ensino e aprendizagem e na gestão de sala de aula.
2. Cidadania Digital
- Uso responsável: fazer e promover o uso ético e responsável da tecnologia, conscientizando os estudantes sobre questões como cyberbullying, privacidade, presença digitais e implicações legais;
- Uso seguro: fazer e promover o uso seguro das tecnologias, conscientizando os estudantes sobre estratégias e ferramentas de proteção de dados;
- Uso crítico: fazer e promover a interpretação crítica de informações disponíveis em mídias digitais, como redes sociais, WhatsApp, portais de notícias e plataformas de streaming;
- Inclusão: promover a inclusão e a equidade na educação com a ajuda de recursos tecnológicos.
3. Desenvolvimento Profissional
- Autodesenvolvimento: usar as tecnologias de informação e comunicação em atividades de formação continuada e de desenvolvimento profissional;
- Autoavaliação: usar as novas tecnologias para avaliar a própria prática docente e implementar ações de melhorias;
- Compartilhamento: usar a tecnologia para participar e promover a participação em comunidades de aprendizagem e trocas entre pares;
- Comunicação: manter uma comunicação ativa, sistemática e eficiente com a comunidade escolar por meio das novas tecnologias.
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