No cenário competitivo da publicidade brasileira, a Universidade Tiradentes (Unit) celebra mais uma conquista. O aluno do 8º período de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda, Lucas Henrique de Oliveira Melo, foi premiado com o bronze no Clube de Criação 2023. O evento anual, que reúne os principais profissionais da área, aconteceu no Memorial da América Latina, em São Paulo, nos dias 23 e 24 de setembro do ano passado, com o tema “Aqui é Brasil.”
Lucas participou na categoria de estudantes do Clube de Criação, enfrentando o desafio proposto pela agência madrinha do ano, a Gut, que representa a maior rede de agências independentes, sendo também reconhecida como a Agency of The Year em Cannes. O cliente designado foi a Porto Seguros, com a missão de conscientizar os jovens sobre a importância do seguro para celulares.
“A ideia vencedora foi a Porto é Muito Black Mirror, em que pegamos a icônica abertura da série Black Mirror da Netflix, e utilizando a plataforma de ads da Netflix, hackeamos a ideia ‘consertando’ a tela do celular que trinca na abertura da série, e logo depois aparecia a marca da Porto embaixo,” explica Lucas sobre o conceito inovador que lhe garantiu o bronze.
Reações e Estratégias
O tema “Aqui é Brasil” foi central nas discussões do evento, destacando a grandiosidade da criatividade brasileira em diferentes ritmos e gêneros. Palestras abordaram campanhas premiadas e inclusão, trazendo a periferia e minorias sociais como agentes na construção da brasilidade na Publicidade.
“Pensamos em utilizar a icônica abertura da série da Netflix, Black Mirror, onde uma tela de telefone racha. Sabendo que a maioria dos jovens consome conteúdos de séries e filmes pelo celular, decidimos fazer um reverse quando a série tocava a abertura. Após a ‘trincada’ da tela, automaticamente era feito um reverse, e entrava a marca da Porto. Indicamos um time de influenciadores do tema de séries e filmes para amplificar a conversa sobre o seguro para celulares”, elenca.
Foram inscritas duas ideias: “Porto é Muito Black Mirror” e “Seguro Ambulante”. A última consistia em ambulantes coletando celulares durante os principais carnavais do Brasil, oferecendo um ano de seguro celular em troca. A decisão pela ideia de Black Mirror se deu pela facilidade de execução, pelo feedback sólido e pela amplificação e impressões orgânicas previstas.
“Acredito que auxilia muito, pois há uma grande diferença entre pensar em ideias com um cliente, com budget real, com todo o suporte que o dinheiro e uma agência podem oferecer para executar a ideia. Quando fazemos isso numa competição estudantil, podemos ganhar visibilidade, pois fizemos tudo sem esses auxílios, apenas com os assets e o briefing com a key message”, reforça.
Lucas Henrique reforça a importância de eventos como o Clube de Criação para a publicidade brasileira, que impulsionam o desenvolvimento criativo e profissional dos estudantes, além de enfatizar a necessidade de iniciativas semelhantes em outras regiões do país.
“Eventos assim mantêm viva a publicidade brasileira. É um momento de celebração e acolhimento. Mesmo sendo realizados majoritariamente no Sudeste, deveriam haver semelhantes na região nordeste para que todos tenham acesso a todo esse conteúdo, a todo esse networking que só eventos assim proporcionam. Você está ali lado a lado, cara a cara com as maiores pessoas da indústria, pessoas premiadíssimas e com vários trabalhos criativos na pasta”, infere.
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