ESTUDE NA UNIT
MENU

Formação integrada da Unit prepara profissionais para o mercado de trabalho

Egressa do curso de Biomedicina conquista emprego após estágio curricular

às 20h52
Compartilhe:

No cenário educacional, formar profissionais preparados para o mercado de trabalho é um desafio constante. A Universidade Tiradentes (Unit), contudo, destaca-se pela sua abordagem integrada, que proporciona aos estudantes não apenas conhecimento teórico, mas também experiências práticas e oportunidades de estágio.

A trajetória da egressa do curso de Biomedicina da Unit, Layla Fernanda Sales Oliveira, é um exemplo marcante desse sucesso, evidenciando como a instituição contribui para a ascensão profissional de seus alunos. “Como graduanda tive várias oportunidades de conhecimento e aprendizado, como por exemplo, projetos de extensão, participei de ligas acadêmicas e eventos proporcionados por parceiros da universidade”, elenca.

Do estágio para a carreira

Layla compartilha que em 2023 realizou dois estágios curriculares. Seu período como estagiária no Hospital de Cirurgia, especialmente no setor de microbiologia, não apenas ampliou seus conhecimentos práticos em diversas áreas da biomedicina, mas também abriu portas para uma oportunidade de emprego.

“Como estagiária do hospital desempenhei atividades inerentes ao setor de microbiologia clínica: recebimento e processamento microbiológico de amostras; preparo de meios de cultura; realização do antibiograma e identificação de microrganismos por método semi-automatizado”, relembra.

A egressa destaca a diversidade de atividades desempenhadas, desde a execução de atividades práticas em setores como hematologia, bioquímica e uroanálise até a realização de coletas sanguíneas. Sua atuação inicial como biomédica microbiologista do laboratório, com a disposição para outros setores, ilustra a amplitude de possibilidades que a biomedicina oferece.

“De início atuarei como biomédica microbiologista do laboratório, porém estarei à disposição para os outros setores de bioquímica e hematologia. A diversidade na atuação que a biomedicina proporciona. Além do cuidado que temos com os pacientes, mesmo não sendo a área de acolhimento”, ressalta.

Contribuição da Unit

A egressa destaca, ainda, a significativa contribuição da Universidade Tiradentes em sua jornada. Inicialmente, sem grandes expectativas, ela testemunhou a transformação ao longo dos anos, reconhecendo o papel fundamental da equipe acadêmica, professores e funcionários.

“A universidade Tiradentes foi um divisor de águas na minha vida. Assim que iniciei a graduação de Biomedicina em 2018 confesso que não tinha tantas expectativas, mas os anos foram passando e tanto a equipe acadêmica, professores, e funcionários mostraram que nossos sonhos foram feitos sim para serem realizados”, enfatizou.

A mensagem que Layla deixa é um reflexo dos conselhos que recebeu ao longo de sua jornada. Destacando a importância de nunca parar de estudar, ela encoraja os futuros profissionais a dedicarem-se, buscarem conhecimento e estarem preparados para aproveitar as oportunidades que surgirem.

“O recado que eu deixo foi o conselho que recebi de vários profissionais durante a graduação e até depois de formada: não parem de estudar, seus sonhos só dependem de você. Se dediquem, busquem conhecimento e esteja preparado para quando a oportunidade surgir você alcançá-la com êxito”, infere.

A história de Layla Fernanda é um testemunho vivo do comprometimento da Unit em formar profissionais que não apenas se destacam academicamente, mas que também conquistam posições de destaque no mercado de trabalho. O sucesso de Layla é um reflexo da abordagem holística da instituição, que busca moldar não apenas profissionais competentes, mas indivíduos preparados para os desafios do mundo profissional.

Leia também: Pós-graduação da Unit oferece curso de imersão em atendimento pré-hospitalar ao trauma

Compartilhe: